O capitão Silvano Florentino Lopes encerrou um ciclo de três anos frente ao comando da 3° Companhia de Bombeiros Militar, em Araguatins, no Bico do Papagaio. A troca é uma determinação do Comando-Geral do CBMTO, que fará o mesmo em outras Companhias e no 1° Batalhão, Palmas.
A cerimônia reuniu diversas autoridades políticas do extremo norte do estado, a exemplo de vereadores e do prefeito de Araguatins, vereadores de Carrasco Bonito, Cachoeirinha, Augustinópolis, São Miguel, representantes de instituições, e outros. O jeito como o público lotou a Câmara Municipal é recebido como agradecimento ao ex-comandante e também como boas-vindas ao comandante recém-chegado.
Presente no evento, o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, revelou que as Passagens de Comandos são programadas e representam um ganho para o militar que assume a nova função.
"É importante essa troca periódica para que o próprio oficial trabalhe a missão dele que é de comandar, é fazer isso em diversas regiões, de cultura e de situações diferentes. É importante ele aprender algumas coisas para depois seguir no processo normal para as diretorias e, finalmente, chegar ao alto comando", explicou o coronel.
O capitão Lopes afirmou que o período em Araguatins serviu de grande experiência profissional.
"Agradeço ao comando pela oportunidade, pois foi um período de aprendizado grandioso", comentou o ex-comandante da Companhia.
Lopes destacou o período pandêmico como um tempo complicado para seu comando, somando-se ao tempo das chuvas trazendo alagamentos para algumas cidades do Bico do Papagaio. "É um período crítico das chuvas, mas a tropa corresponde à altura, vai além do que a gente espera. Hoje aqui é um adeus com um pouco de até breve", relatou.
Com 32 anos de idade, o capitão Borges também já tem experiência com a área, tendo, inclusive, comandado a 1a. Companhia de Bombeiros Militar, em Palmas. Com 14 anos de serviço junto ao CBMTO, Borges afirmou que, entre seus desafios está a busca pela sede própria da corporação em Araguatins.
"Agradeço a Deus por exercer uma função a que nos propomos quando fizemos concurso. A população do Bico do Papagaio merece um comandante que esteja de coração, entregue ao serviço. O sonho que trago comigo é o sonho da sede própria, é esse o desafio do meu comando, que quero deixar como legado", frisou o novo comandante.
Simulação
Após a cerimônia de Passagem de Comando, duas simulações simultâneas de Atendimento Pré-hospitalar (APH), foram realizadas. Uma com salvamento em altura, onde a vítima foi removida com a técnica chamada de escada em trilho com ancoragem debreável, e a outra com primeiros socorros a vítima de acidente de trânsito.
Mín. 21° Máx. 31°