Com 845.988 votos (56,92% dos votos válidos), os alagoanos elegeram Renan Filho (MDB) senador.
Este será seu primeiro mandato como senador. Mas como foi nomeado ministro dos Transportes, Renan Filho se desligará do cargo para assumir o Senado. Em seguida, ele se licenciará do mandato para retornar ao ministério.
O primeiro suplente do senador é Fernando Farias (MDB). Adélia Maria (PV) é a segunda suplente.
Renan Filho foi governador do estado por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022. Também elegeu-se prefeito de Murici (AL), em 2004, e deputado federal, em 2010.
Natural de Murici, Renan Filho tem 42 anos. Veio para Brasília aos 16 anos e concluiu o ensino médio na capital, onde formou-se em ciências econômicas pela Universidade de Brasília (UnB) e trabalhou com o pai, o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Em 2013, concluiu um curso de extensão em políticas públicas direcionadas à primeira infância na Universidade Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. No ano seguinte, aos 36 anos, foi eleito como o mais jovem governador da história de Alagoas, reelegendo-se em 2018.
Pelo Twitter, Renan Filho comemorou sua eleição:
"Vencemos, Alagoas! A população foi às urnas e provou que Alagoas será mais forte no Senado. Eu vou representar vocês em Brasília, lutar pelo nosso estado e defender o nosso povo. Contem comigo!", escreveu, na noite deste domingo.