Com o objetivo de promover um cuidado especial à saúde dos profissionais que se dedicam em prol dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Geral de Palmas (HGP), por meio do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (Nasst) conta com o Serviço de Atenção aos Trabalhadores e oferta práticas integrativas e complementares (PICs). Em 2022, a iniciativa realizou maisde 5 mil atendimentos.
As práticas integrativas e complementares (PICs) foram regulamentadas pelo Ministério da Saúde (MS), em 2026, dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A proposta foca o cuidado integral, colabora na promoção do autocuidado, prevenção de doenças, no diagnóstico, tratamento, recuperação da saúde e reabilitação.
Tal iniciativa disponibiliza aos trabalhadores além dos serviços de saúde, com a equipe multidisciplinar, práticas integrativas complementares (microfisioterapia, acupuntura, auriculoterapia, hipnose Clínica, ozonioterapia, quiropraxia); atendimento psicológico e social e acompanhamento multidisciplinar. Ainda, no intuito de proporcionar bem-estar ao servidor é disponibilizado aos profissionais o momentoHora Relaxcom automassagens. Os agendamentos são realizados pelo WhatsApp do Nasst, no (063) 3218-7847.
A Cirurgiã dentista Milena Aires de Oliveira, do Nasst/HGP explica que “dentre os atendimentos estão as sessões de ozonioterapia que faz parte das terapias integrativas complementares do rol do SUS onde oferece a aplicação de ozônio. Os benefícios são: analgésico, anti-inflamatório, antifúngico, antiviral, modula o stress oxidativo e aumenta a imunidade. Atualmente, o ozônio trata mais de 400 tipos de patologias”, afirmou.
A coordenadora do Nasst, Sandra Maria Leitão, afirmou que “as Práticas Integrativas e Complementares atuam na prevenção de doenças, na recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Diante disso, além das práticas integrativas, oferecemos atendimentos dermatológicos com objetivos de identificar câncer relacionado ao trabalho e as dermatoses ocupacionais”.
O fisioterapeuta Luiz Watanabe explica as sessões: “atuamos com fisioterapia clínica. Tratamos a parte psicossomática, que tem ligação a dor do corpo com a da mente, a dor, stress, ansiedade, angústia, a parte de osteomioarticulares e mialgia. No intuito de dar uma qualidade para que o profissional possa voltar bem e mais rápido ao seu posto de trabalho”, salientou.
Quem aprovou os estes tratamentos foi a servidora Expedita Cruz, “estas práticas auxiliam na diminuição de dores e a gente se sente muito bem. Esta iniciativa é maravilhosa”, declarou.