Tecnologia Tecnologia
ChatGPT: a IA acelera o mercado imobiliário
O ChatGPT (Generative Pré-Trained Transformer), em tradução livre Transformador pré-treinado generativo, é um chatbot avançado para a criação de te...
17/02/2023 10h45
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Agência Dino
Banco de imagens Dribbble

Desenvolvido pela OpenAI, fundada em 2015 por empresários e filantropos como Elon Musk, Greg Brockman e Sam Altman, o ChatGPT, um chatbot autônomo, já ultrapassa os 5 milhões de downloads e deve receber US$ 10 bilhões de investimento da Microsoft, segundo a Forbes.

A técnica utilizada nessa Inteligência artificial chama-se “transfer learning”, uma aprendizagem de transferência no qual um treinamento no modelo foi realizado para tarefas específicas. Como por exemplo, prever a próxima palavra que está inserida no texto compreendendo o significado das palavras e frases em conjunto. Desse modo, após o treinamento, torna-se mais fácil as atividades de responder perguntas e escrever textos sobre diversos assuntos.

Considerado um chabot super avançado, seus textos são desenvolvidos do zero a partir de uma infinidade de outros textos disponíveis na internet que estão em notícias, sites, fóruns, livros e entre outros. Além disso, pode ser utilizado pelas empresas para aumentar a satisfação do atendimento ao cliente e contribuir para eficiência nas operações.

Continua após a publicidade

Como utilizar o ChatGPT no mercado imobiliário?

As empresas presentes no mercado imobiliário estão cada vez mais investindo em tecnologia para melhorar sua experiência junto ao cliente, e assim obter melhores resultados. Para Diego Godoy, publicitário e sócio-fundador da Bravier Imóveis “a utilização do ChatGPT em nossa imobiliária tem auxiliado toda a equipe de corretores, principalmente para divulgar os imóveis, pois conseguimos ganhar tempo e economizar cerca de 20 a 25 minutos por descrição detalhada de cada imóvel”. Além disso, ressalta que apesar de não ser um sistema perfeito, contribui para uma alta produtividade dos colaboradores.

Continua após a publicidade

Entre os benefícios proporcionados pelo ChatGPT para os negócios imobiliários, pode-se destacar a melhora na gestão das equipes pela otimização de tempo no atendimento ao cliente e leads. Junto ao auxílio em tarefas específicas aos corretores de imóveis como por exemplo, a criação de descrições precisas, eficazes e convincentes para o anúncio de um determinado imóvel. 

De acordo com uma lista divulgada pelo Sebrae, os empresários podem utilizar o ChatGPT para realizar um marketing automatizado com o envio de mensagens personalizadas, efetuar processos internos repetitivos e coletar e analisar dados de clientes para qualificar ainda mais a experiência do usuário. Ainda, é possível integrar com outros aplicativos e CRMs para sofisticar a aceleração dos processos. Ou seja, com o ChatGPT os corretores e corretoras de imóveis podem gastar menos tempo no desenvolvimento de textos e processos antes demorados diminuindo os custos, pois direcionam sua atenção a atividades consideradas mais importantes, como realizar reuniões ou visitar imóveis. 

De acordo com Victorio Venturini, CEO da Jetimob, uma empresa de inovação e tecnologia voltada para o mercado imobiliário, afirma que a utilização da Inteligência Artificial com ferramenta que compõe o cenário de trabalho dos gestores e empresários, significa um salto para o futuro dos negócios, pois “estamos presenciando cada vez mais a tecnologia aliada a nossa rotina pessoal e profissional, possibilitando inúmeros ganhos no que diz respeito à evolução e o aprimoramento das empresas no mercado imobiliário, reduzindo custos e otimizando o tempo demandado nos processos mais relevantes”, finaliza.

Continua após a publicidade

Para manter-se atualizado sobre as inovações do mercado imobiliário, basta acessar:

https://www.jetimob.com/blog/chatgpt/