Turismo Turismo
Ministra do Turismo participa de cerimônia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
No Palácio do Planalto, presidente Lula anunciou uma série de medidas que beneficiarão milhares de brasileiras
08/03/2023 17h05
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Ministério do Turismo
Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Crédito: Roberto Castro/MTur

“O governo que respeita todas as mulheres”. Com este lema, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (08.03), Dia Internacional da Mulher, um pacote de ações para garantir segurança e ampliar direitos do público feminino no Brasil. Entre as medidas, o projeto Experiências do Brasil Original, do Ministério do Turismo, que deve beneficiar mulheres agricultoras e empreendedoras do meio rural e de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas ligadas a atividades turísticas.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, participou da solenidade, em Brasília (DF), ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e de representantes de outros 19 ministérios e do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BNDES, além de movimentos sociais. “Finalmente o Brasil voltou. Voltou para combater a discriminação, o assédio, estupros, feminicídio e todas as formas de violência contra as mulheres”, ressaltou o presidente Lula, afirmando que é preciso ir mais além.

Na ocasião, o presidente da República assinou uma série de atos, como o decreto que institui o Programa “Mulher, Viver sem Violência” e os projetos de lei que criam o Dia Nacional Marielle Franco, de enfrentamento à violência política de gênero e raça, e o que institui a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens que exerçam a mesma função.

Continua após a publicidade

As medidas anunciadas nesta quarta-feira incluem, ainda, a concessão de licença maternidade no Bolsa Atleta, a distribuição gratuita de absorventes, a retomada de obras de 1.189 creches, a distribuição de 270 novas viaturas para patrulhas da Lei Maria da Penha, políticas de incentivo a mulheres na ciência e a ratificação de convenções internacionais, entre outras.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, apontou que as ações foram desenvolvidas em conjunto. “O que vocês veem aqui hoje é um enorme esforço coletivo para que políticas robustas sejam implementadas no sentido de enfrentar a violência contra as mulheres, promover a igualdade de gênero, autonomia econômica das mulheres, saúde integral e a sua permanência com os direitos garantidos em todos os espaços”, disse.

Continua após a publicidade

Ao prestigiar a cerimônia, a ministra Daniela Carneiro destacou o compromisso do governo federal com as mulheres. "Hoje é um dia muito especial para todas nós, mulheres. Por isso, aproveitamos a data para anunciar o projeto Experiências do Brasil Original, que beneficiará, principalmente, mulheres do campo, da agricultura familiar e de comunidades tradicionais que exercem atividades turísticas - que já são maioria -, buscando fortalecer ainda mais o empreendedorismo feminino no turismo", comentou a ministra do Turismo.

BRASIL ORIGINAL- O projeto Experiências do Brasil Original foi desenvolvido para apoiar a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país, valorizando e dando visibilidade a indígenas e quilombolas. “A ideia é que, por meio do turismo, possamos oferecer oportunidade de crescimento sustentável e alternativa de renda nestas zonas rurais, atraindo turistas e gerando empregos para as comunidades da agricultura familiar que são lideradas, principalmente, por mulheres”, explicou a ministra Daniela Carneiro.

A estruturação de roteiros turísticos nestes locais deve contar com o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial, além de instituições como a Universidade Federal Fluminenses (UFF) e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ). A expectativa é de que, ainda neste mês, os roteiros possam ser selecionados e o lançamento oficial do projeto ocorra no estado de Sergipe.

Continua após a publicidade