Gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participaram, nessa quinta-feira, 9, da primeira reunião do Grupo Condutor Estadual da Rede de Atenção à Saúde (RAS). O encontro foi realizado na sede da Pasta e contou com a participação dos representantes do Conselho Estadual da Saúde (CES), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e Distrito Sanitário Indígena (DSEI).
O objetivo da reunião foi discutir o funcionamento da rede urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins, visando propor melhorias por meio de planos de ações, debates sobre os fluxos estabelecidos, buscando diminuir os vazios assistenciais existentes nos municípios e nos hospitais da rede estadual.
A superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto destacou que, “a discussão serviu para fortalecermos o atendimento necessário à população, pois propomos juntamente com os municípios a melhora em conjunto do serviço prestado no SUS”.
“Buscamos a partir da discussão de hoje garantir o custeio de serviços que atualmente têm sido feitos pelo SUS, mas ainda não foram habilitados, melhorando os serviços dentro dos municípios para todos”, disse Sylmara Guida, diretora da Atenção Especializada da SES-TO.
Para a enfermeira técnica da Gerência de Urgência e Emergência, Mayana Rodrigues, “a atualização do plano de ação regional da rede busca melhorar a assistência à saúde da população na rede de urgência do SUS. Estamos realizando os ajustes necessários para que toda a população seja beneficiada”.
RAS
O Grupo Condutor Estadual da RAS tem como objetivo principal articular, integrar e validar os processos de implantação e implementação da Rede, em seus diversos componentes e fases com base nas diretrizes e estratégias orientadoras.
Na resolução do Grupo é voltada a implantação das Redes, além do fortalecimento de ações nas seguintes áreas: Rede Cegonha, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e Rede de Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.
Nas atribuições do Grupo Condutor também está a colaboração para o fortalecimento do componente da Vigilância em Saúde, Política de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde, além de monitorar e avaliar o processo de implantação da Rede de Atenção à Saúde. Os Planos de Ação Regionais (PAR) e os seus ajustes deverão ser apreciados e validados e aprovados pelo GCE-RAS, que encaminhará para Comissão Intergestora Regional (CIR) de cada região, e posterior envio para deliberação na reunião da CIB-MS.
Mín. 21° Máx. 27°