23°C 37°C
Palmas, TO
Publicidade

Vendas no e-commerce devem ultrapassar US$ 1 trilhão em 2023

Brasil pode ter grande peso nesses números, já que ocupou o quarto lugar em termos de crescimento em 2022

22/03/2023 às 18h20
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Unsplah
Unsplah

O mercado de e-commerce está aquecido ao redor do globo, incluindo o Brasil. No ano passado, a HostGator, empresa especializada em hospedagem de sites e domínios, analisou dados divulgados pela ABComm e pela SmartHint e encontrou uma tendência de crescimento de aproximadamente 24% para esse segmento no país, dado praticamente confirmado em um estudo da eMarketer.

Para este ano, a tendência é que os números continuem em alta, uma vez que o Brasil ocupou a quarta posição dos mercados que mais cresceram em 2022. Outra projeção feita pelo eMarketer, por exemplo, indica que o e-commerce deve bater a cifra de US$ 1 trilhão ao redor do globo em 2023 e ultrapassar US$ 1,5 trilhão em 2026.

Também é válido mencionar que o número de compras feitas nos dispositivos móveis deve se manter alto. Para o ano de 2023, as projeções são de 40% das vendas e 61% das compras digitais finalizadas utilizando um smartphone.

Ainda no que diz respeito aos aparelhos móveis, redes sociais como TikTok e Instagram vão ajudar nas vendas de produtos antes mesmo que eles cheguem às lojas (ou seja, apresentando características que ajudem a gerar expectativa nos potenciais compradores) com a ajuda do marketing de influência.

Quais são as principais tendências do e-commerce em 2023?

O início de um novo ciclo sempre traz novas tendências para ficar de olho, e o mesmo pode ser visto para 2023. Nos próximos meses, comerciantes devem focar em iniciativas como:

  • Omnichannel - lojistas integram diferentes canais de vendas e atendimento para oferecer a mesma experiência personalizada;
  • Voice commerce - com essa opção, as pesquisas por voz ocupam o lugar da tradicional busca digitada em navegadores;
  • Recommerce - estratégia de colocar mais uma vez um produto de volta no mercado;
  • Marketplaces - trabalhar com marketplace significa colocar produtos à venda em espaços cedidos por grandes sites, como Amazon e Magazine Luiza.

Já para quem pensa em começar um novo negócio ainda neste ano, os seguintes segmentos de produtos surgem como boas apostas no mercado de e-commerce para 2023:

  • Roupas;
  • Games;
  • Produtos para pet;
  • Delivery de comida;
  • Suplementos alimentares;
  • Produtos para bebês;
  • Eletrodomésticos;
  • Telefonia;
  • Itens de decoração;
  • Informática.

Outro ponto é que datas conhecidas do mercado (como Black Friday, Dia das Mães e Natal) devem ser as maiores aliadas para conquistar espaço no mercado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 37°

24° Sensação
3.09km/h Vento
88% Umidade
100% (3.05mm) Chance de chuva
05h43 Nascer do sol
06h10 Pôr do sol
Qui 35° 23°
Sex 35° 24°
Sáb 37° 24°
Dom 35° 23°
Seg 37° 24°
Atualizado às 10h04
Economia
Dólar
R$ 5,78 +0,26%
Euro
R$ 6,27 +0,57%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,71%
Bitcoin
R$ 442,875,41 -0,19%
Ibovespa
130,727,87 pts 0%
Publicidade