Saúde Tocantins
Tocantins realiza oficina sobre teste rápido de hanseníase para 75 municípios
Área técnica da Hanseníase da SES-TO é a responsável pelo treinamento
29/03/2023 15h25
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins
A área técnica da Hanseníase da SES-TO é a responsável pelo treinamento - Foto: Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Com o objetivo de orientar municípios sobre a nova estratégia adotada pelo Ministério da Saúde (MS) para controle da hanseníase, o teste rápido da doença para avaliação de contatos, a área técnica da Hanseníase da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza um treinamento nesta quarta-feira, 29.

A capacitação é destinada a 75 municípios tocantinenses que integram a região Macro Centro Sul, e é feita em Palmas, no auditório do Palácio Araguaia. A região Macro Norte receberá a capacitação no mês de maio, em Araguaína.

A bióloga e coordenadora da área técnica da Hanseníase da SES-TO, Márcia Faria, explica que “o público-alvo deste evento é composto por secretários municipais de saúde e coordenadores de vigilância. E o intuito é que eles entendam quais são os critérios para utilização dos testes e que, hoje, a prioridade é diminuir os casos de hanseníase no Estado”, finaliza a servidora.

Continua após a publicidade

A diretora de doenças transmissíveis e não transmissíveis da SES-TO, Gisele Luz, esclarece que “o Ministério da Saúde, durante o ano de 2022, realizou quatro capacitações aqui no Estado, sobre esse tipo de testagem, por meio de webconferência e utilizando 4 mil municípios como pilotos para aplicação dos testes rápidos. E este é o primeiro treinamento que oferecemos para os nossos municípios neste ano”.

Ainda segundo a diretora, esta é uma técnica nova no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa tecnologia será incorporada a partir de agora. Eu não tenho como inferir o impacto dos testes na rede, mas eu posso dizer razoavelmente, que, se nós avaliamos um contato e ele é identificado precocemente e tratado, nós quebramos a cadeia de transmissão da doença e prevenimos as incapacidades”, finaliza.

Continua após a publicidade

Uma das participantes do evento, a enfermeira e coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose no município de Miracema do Tocantins, Cleia Paixão Oliveira Gonçalves Cândido, afirma que “essa capacitação de hoje é muito importante, pois nós somos um município endêmico e, o quanto antes, a gente quebrar essa cadeia de transmissão melhor”.

Testes

O teste rápido da hanseníase está aprovado para uso exclusivo na investigação de contatos de casos confirmados de hanseníase. É um teste imunocromatográfico capaz de determinar de forma qualitativa a presença de anticorpos IgM antiMycobacterium leprae em amostras biológicas de soro, plasma ou sangue total. O resultado é realizado por análise visual, não necessitando de auxílio de outros equipamentos para leitura, devendo ser realizado em tempo inferior ou igual a 20 minutos.

Continua após a publicidade

O Tocantins já recebeu 764 kits (teste + lanceta), com 3.820 testes rápidos para utilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 139 municípios tocantinenses.

Hanseníase no Tocantins

Em 2022, foram diagnosticados 761 novos casos de hanseníase no Tocantins, sendo 47 em menores de 15 anos. Este ano, já foram diagnosticados 192 novos casos.

Participantes

Além dos representantes da Região Macro Centro Sul, estiveram presentes nesta capacitação, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra; e o segundo vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), o secretário municipal de saúde de Dianópolis, Israel Leite Furtado.

Diretora de doenças transmissíveis e não transmissíveis da SES-TO, Gisele Luz - Erlene Miranda/Governo do Tocantins
A enfermeira e coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose no município de Miracema do Tocantins, Cleia Paixão Oliveira Gonçalves Cândido - Erlene Miranda/Governo do Tocantins
A bióloga e coordenadora da área técnica da Hanseníase da SES-TO, Márcia Faria - Erlene Miranda/Governo do Tocantins
A capacitação é destinada a 75 municípios tocantinenses que integram a região Macro Centro Sul - Erlene Miranda/Governo do Tocantins