23°C 37°C
Palmas, TO
Publicidade

Empresas apostam na Automação de Processos Robóticos

Tecnologia é indicada por tomadores de decisão de TI como uma das com mais potencial para mudar operações de negócios

03/04/2023 às 22h20
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Tarefas humanas que se repetem muitas vezes - sendo ora baseadas em regras, ora regidas por condições específicas - podem ser automatizadas por softwares. Nesta ação, conhecida como Automação de Processos Robóticos (RPA, na sigla em inglês), as empresas buscam economizar tempo e dinheiro, além de aumentar sua produtividade.

Esta tecnologia foi indicada por 20% dos tomadores de decisão em TI como uma das com maior potencial para mudar operações de negócios nos próximos três a cinco anos, segundo pesquisa CIO Tech Poll, uma pesquisa internacional da CIO, com quase 300 profissionais da América do Norte, Europa, África e Ásia.

“A tecnologia executa exatamente o trabalho de uma pessoa - como por exemplo a inserção ou extração de informações e dados num sistema - e possibilita que uma função ou atividade seja executada 24x7, aumentando a eficiência, reduzindo custos e mitigando falhas e erros de processo”, conta Deyvid Sousa, engenheiro e especialista em arquitetura de sistemas.

Ao longo dos últimos anos, presenciou-se uma adoção acelerada dessa tecnologia em diversas indústrias, possibilitando aumento da produtividade e qualidade do trabalho. A integração com diferentes sistemas corporativos pode ocorrer através de diferentes formas, dependendo do tipo de sistema envolvido, requisitos de integração e recursos disponíveis.

Sousa indica alguns métodos de integração: via API, possibilitando a interação e troca de dados entre os diferentes sistemas; screen scraping, para sistemas que não possuem API; database integration; web services Integration; integração de Middleware, operação entre diferentes sistemas numa camada intermediária; e integração de mensagem, criação e realização de integração de diferentes sistemas para tratar as respectivas mensagens.

Integração com outros sistemas

A RPA pode ser aplicada de diversas formas em uma empresa, incluindo ERPs (Sistemas de gestão integrados) e CRM (Sistemas de gestão de relacionamento com o cliente). A intenção é obter agilidade e economia de tempo no dia-a-dia da empresa. 

“Se você considerar que as tarefas e processos são rigorosamente cumpridos, você já percebe aí a melhoria da qualidade das ações e informações e aumento da produtividade”, diz Sousa. “Essas integrações permitem também redução de custo e melhoria da experiência do cliente com a realização automatizada de atividades como envio de informações, consultas automáticas, processamento de ordens, e viabiliza a escalabilidade do negócio”, completa Sousa.

Para saber mais, basta acessar: https://www.linkedin.com/in/deyvid-sousa-227a581/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
25°
Tempestades

Mín. 23° Máx. 37°

26° Sensação
3.6km/h Vento
89% Umidade
100% (3.05mm) Chance de chuva
05h43 Nascer do sol
06h10 Pôr do sol
Qui 35° 23°
Sex 35° 24°
Sáb 37° 24°
Dom 35° 23°
Seg 37° 24°
Atualizado às 07h04
Economia
Dólar
R$ 5,76 -0,04%
Euro
R$ 6,23 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,53%
Bitcoin
R$ 441,222,43 -0,26%
Ibovespa
130,729,93 pts -0.37%
Publicidade