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CE aprova acompanhamento especial para universitários com TDAH

O PL 5.185/2019 é um projeto de lei sobre alunos do ensino superior com transtornos de aprendizagem e desenvolvimento — como a dislexia e o transto...

04/04/2023 às 17h40
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Agência Senado
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O senador Confúcio Moura foi o relator da matéria, que agora segue para a Câmara dos Deputados - Pedro França/Agência Senado
O senador Confúcio Moura foi o relator da matéria, que agora segue para a Câmara dos Deputados - Pedro França/Agência Senado
O PL 5.185/2019 é um projeto de lei sobre alunos do ensino superior com transtornos de aprendizagem e desenvolvimento — como a dislexia e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A proposta prevê atendimento integral e individualizado para esses estudantes, entre outras medidas. Nesta terça-feira (4), um parecer do senador Confúcio Moura (MDB-RO) sobre a matéria foi aprovada na Comissão de Educação do Senado (CE). Agora a matéria deve seguir para a Câmara dos Deputados. O projeto A proposta original foi apresentada em 2019 pelo então senador José Maranhão, que faleceu em 2021. Além de atendimento integral e individualizado, o projeto determina que esses alunos terão acesso a aulas complementares ou de reforço "oferecidas em meio que lhes favoreça o aprendizado"; flexibilização da forma de apresentação de trabalhos individuais, "respeitada a escolha do educando por atividade alternativa à exposição oral"; poderão realizar provas e exames em ambiente apropriado "e em tempo adequado à condição do educando"; garantia de acompanhamento de trabalhos de conclusão de curso por professores capacitados para lidar com necessidades específicas do orientando; sigilo e respeito à condição de pessoa com transtornos específicos de aprendizagem e de desenvolvimento neurológico. CDH Antes de chegar à Comissão de Educação, o texto foi analisado em outro colegiado do Senado: a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde o relator foi Flávio Arns (PSB-PR). Inicialmente, o texto previa que as medidas propostas seriam inseridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Mas Flávio Arns alterou o texto, recomendando que essas medidas fossem inseridas em uma norma mais recente e específica — a Lei 14.254, de 2021, que "dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem". CE Na Comissão de Educação (CE), o senador Confúcio Moura concordou com a alteração feita por Flávio Arns. E também fez alguns acréscimos ao texto. Em seu parecer, Confúcio Moura recomenda que as instituições de ensino implementem programas, projetos e ações de conscientização da comunidadeacadêmica sobre temas relacionados aos transtornos de aprendizagem e do desenvolvimento. E que as instituições de ensino superior garantam aos docentes oportunidades de capacitação e formação continuada sobre acolhimento e promoção de educação de qualidade para esses alunos. Também recomenda que a avaliação de instituições e cursos de educação superior inclua critérios relacionados a atendimento de pessoas com transtornos de aprendizagem.
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