O teletrabalho foi adotado por quase metade (46%) das empresas durante a crise sanitária, segundo a “Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19”, realizado pela FIA (Fundação Instituto de Administração). O percentual de empresas que utilizam o home office, no entanto, caiu de 58% em 2021 para 33% em 2022, de acordo com um levantamento do Ibre FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).
Apesar da baixa, alguns setores ainda detêm taxas altas de trabalho remoto. O segmento de serviços de informação e comunicação, por exemplo, atuava 90% na modalidade em 2021, percentual que passou para 74% em 2022, ainda segundo dados do Ibre FGV.
Mesmo com os seus benefícios, o trabalho a distância representa desafios, sobretudo para os gestores: “Os modelos de liderança remota apresentam desafios únicos, como falta de comunicação face a face em contexto de sala ou reuniões, dificuldade em estabelecer confiança, diferenças culturais e falta de colaboração”, afirma Nuno Nogueira, Founder e Owner da Merge-Time - empresa parceira da SISQUAL® WFM.
“É preciso investir em uma comunicação eficaz, estabelecer expectativas claras, construir confiança, adaptar-se a diferenças culturais, aproveitar ferramentas de colaboração e estabelecer um protocolo de comunicação para garantir que a equipe esteja em sintonia, independentemente do seu horário de trabalho”, afirma.
Ferramentas de WFM melhoram produtividade
Diante de todas essas questões, gerenciar o trabalho remoto pode ser desafiador. É nesse panorama que, segundo o empresário, as ferramentas de WFM (gestão de força de trabalho) são uma opção, pois facilitam a gestão das equipes que trabalham de casa.
O especialista indica seis benefícios das soluções de WFM para ajudar a melhorar a produtividade e facilitar a gestão dos times que atuam de casa nos tópicos a seguir:
Para concluir, Nuno Nogueira destaca que as ferramentas de WFM podem ser úteis para gerir equipes remotas, ajudando a melhorar a produtividade e garantindo que todos trabalhem em sincronia. “As ferramentas de WFM podem ajudar a reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas e a garantir que a equipe remota esteja trabalhando com eficácia máxima”, afirma.
Para os decisores e gestores de empresas, essas ferramentas se apresentam como uma mais-valia porque tornam visíveis todos os dados relacionados com o home-office em tempo real, explica o Founder e Owner da Merge-Time.
Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/
Mín. 23° Máx. 37°