No primeiro trimestre de 2023, O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, no Hospital Regional de Araguaína (HRA), 420 cirurgias ortopédicas. O número corresponde a 32.58% da produção do centro cirúrgico da unidade, que contabiliza 1.289 procedimentos, neste período.
Dados do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia/HRA apontam que do total de pacientes ortopédicos acolhidos da unidade, com cirurgias, 306 pacientes relatam que sofreram algum tipo de fratura por acidente de trânsito, ou seja, 72.85%. Destes, 159 são residentes em Araguaína, os demais casos de outros municípios.
“Alguns tipos de fratura recebidas na unidade necessitam de cuidados específicos, considerando o local, se é exposta ou fechada, condições clínicas do paciente, assim como condições de pele e evolução clínica do mesmo, para posteriormente realizar sua programação cirúrgica”, destacou a enfermeira coordenadora da ortopedia, Luciana Costa.
A diretora Multiprofissional do HRA, Fabiana Lima ressaltou que “a ala ortopédica recebe um fluxo grande de pacientes e a equipe multiprofissional está sempre atuante, com assistência especializada, assegurando o cuidado necessário, até a realização da cirurgia”, afirmou.
“Graças ao suporte da Gestão Estadual em manter as unidades hospitalares abastecidas de medicamentos e insumos temos conseguido dar resolutividade a muitos casos e promover giro de leito, com alta de pacientes que retomam suas vidas”, afirmou o diretor geral do HRA, Claudivan de Abreu.
O paciente Anísio Pereira da Silva sofreu um acidente de moto, no município de Babaçulândia, foi acolhido no HRA e relatou o bom atendimento recebido no hospital. "Eu me sinto muito feliz, pela forma como fui tratado no hospital. Estou me sentindo muito bem, fiz a cirurgia e não senti nenhuma alteração, agora é voltar pra casa e retomar minha vida".
Mín. 21° Máx. 27°