A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou nessa quinta-feira, 13, o primeiro encontro com coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Tocantins. O evento ocorreu na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (Etsus) e contou com a participação dos representantes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Estado, da Assistência Farmacêutica, do Controle e Avaliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) e Boletim de Produção Ambulatorial (BPA).
Durante a reunião, as equipes trabalharam o alinhamento das diretrizes que serão executadas nos serviços de saúde, como o acompanhamento da rede, disponibilização de medicamentos e assistência básica aos pacientes.
Para o gerente da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da SES-TO, Matheus Eije Glória, "a presença dos 21 Caps possibilita essa troca de informações que serve para aproximar e reduzir os ruídos do dia a dia no trabalho. E isso é fundamental para estreitarmos laços por meio do contato humano com os profissionais que atuam na saúde mental. O objetivo nosso aqui, como profissional da saúde, é estreitar laços, falar a mesma língua, se colocar no lugar do outro e ter empatia principalmente no ato de como vamos cuidar dos pacientes, se a gente não cuida dos nossos semelhantes".
“Esse encontro foi surpreendente, porque encontramos aqui todos os serviços e de forma compartilhada com todas as equipes do Estado. Foi possível por meio das conversas, uma avaliação sobre como está o nosso serviço e quais áreas podemos melhorar, o que podemos deixar de lado e qual é no momento a nossa principal meta nesse processo pós-pandemia”, comentou a terapeuta ocupacional do Caps de Gurupi, Janilva Maria da Silva.
“O primeiro encontro serviu para mostrarmos como tem sido o serviço realizado na nossa região, que atualmente atende a zona urbana, rural e indígena. E essa construção em conjunto mostra o que é possível melhorar com o apoio do Estado, do município, da família e dos amigos”, destacou a psicóloga do Caps I de Formoso do Araguaia, Teruco Higa.
Rede de Atenção Psicossocial
Atualmente o Tocantins conta com 21 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), nos municípios de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Palmas, Formoso do Araguaia, Gurupi, Taguatinga, Dianópolis, Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Sítio Novo, Tocantinópolis, Colinas do Tocantins, Pequizeiro e Araguaína.
Leitos
O Estado do Tocantins possui 32 leitos psiquiátricos, sendo 10 no Hospital Regional de Araguaína e 22 no Hospital Geral de Palmas (HGP).
Planejamento
A área técnica de Saúde Mental do Estado trabalha na elaboração de Planos de Ação da (Raps), das macrorregião centro sul e da macrorregião norte do Tocantins, o qual tem como principais focos: implantação, no prazo de dois anos, de mais 23 novos serviços, sendo 10 na macrorregião centro sul e 13 na macrorregião norte e qualificações de trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial, com a formação de novas equipes Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (Maest).
Outro ponto importante é a contratação da Clínica de Reabilitação com 60 leitos de tratamento para pacientes com transtornos mentais.