Saúde Tocantins
Saúde recebe consultoria para fortalecimento da regulação e contratualização de serviços
Ação é mais uma etapa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, realizado pelo Ministério da Saúde, no Tocantins
18/04/2023 14h50
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins
Reunião é mais uma etapa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, realizado no Tocantins - Foto: Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Na terça-feira, 18, foi realizada, na Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), mais uma reunião do projeto para Fortalecimento de Contratualização e Regulação com Hospitais Públicos. O projeto de qualificação é financiado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e tem o apoio da equipe do Hospital Sírio-Libanês (HSL).

No Tocantins, o programa é realizado nos Hospitais Regionais de Araguaína (HRA) e Augustinópolis (HRAUG) desde 2022. O encontro é conduzido pelos especialistas em projetos do Hospital Sírio-Libanês, João Gomes e Carolina Santana, e conta com a participação de servidores da Pasta.

Segundo a gerente de administração hospitalar da SES-TO, Renata Nogueira Duran, “a reunião é relevante para os processos de trabalho. A Secretaria tem hoje a oportunidade de ter o auxílio dos profissionais de um hospital de excelência para construirmos junto com o grupo técnico SES-TO, propostas de qualificação da regulação da porta de entrada e também a contratualização inicialmente de duas unidades de saúde, Araguaína e Augustinópolis”.

Continua após a publicidade

A gerente relatou que “com as informações adquiridas, será possível repassar o conhecimento. Com o aprendizado, nós também seremos multiplicadores para as outras unidades próprias da Secretaria. Então, é muito oportuno este encontro e, com isso, nós estaremos qualificando os serviços e as nossas unidades”.

A especialista em projetos do Hospital Sírio-Libanês, Carolina Santana, afirmou que “esse projeto vem para fortalecer a área da regulação da saúde considerando as demandas e as necessidades reais de saúde da população. A partir dessas necessidades, então, o fortalecimento da área da regulação. A ideia é passar para as secretarias estaduais a experiência dos trabalhos e, a partir dessa experiência, que a secretaria esteja preparada para replicar esse processo nos demais hospitais”.

Continua após a publicidade

O diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho da SES-TO, Robson José da Silva,relata que “o projeto do Proadi em parceria com Sírio-Libanês é um processo importante de qualificação da atenção à saúde da população. Para a gestão, a regulação do trabalho permite a qualificação da contratação dos recursos humanos e do concurso, observando o perfil assistencial de cada unidade hospitalar”.

Para a gerente de administração hospitalar da SES-TO, Renata Nogueira Duran, a reunião é relevante para os processos de trabalho - Erlene Miranda/Governo do Tocantins
A capacitação é conduzida pelos especialistas em projetos do Sírio-Libanês, João Gomes e Carolina Santana - Erlene Miranda/Governo do Tocantins