Saúde SAÚDE DA CAPITAL
Unidade de Saúde da Família da Arno 44 realiza mutirão contra dengue; veja os detalhes
'Apitaço contra a dengue' concentrou profissionais de saúde da unidade e agentes de endemias para mobilizar moradores
19/04/2023 11h45 Atualizada há 2 anos
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Aparecida Pires, 59 anos, conta que já sofreu com dengue e desde então redobrou cuidados na sua casa - Fotógrafo:Raiza Milhomem / Semus Palmas

A Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 44 (antiga 409 Norte) realizou na manhã desta quarta-feira, 19, em seu território, o evento 'Apitaço contra a dengue' . Os profissionais de saúde da unidade e agentes de endemias percorreram a região visitando residências, distribuindo panfletos educativos e conscientizando a população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti de forma individual.

Durante a ação, a operadora de caixa Magna Soares, 38 anos, que estava em seu local de trabalho, elogiou a iniciativa e disse que já adota hábitos de limpeza semanal em seu quintal para prevenir a proliferação do mosquito. "É sempre importante lembrar a todos nós o quanto podemos fazer para nos proteger da dengue", afirmou.

Já a dona de casa Aparecida Pires, 59 anos, teve uma experiência direta com a dengue no passado e contou que ficou doente por dois meses. Desde então, ela redobrou os cuidados em sua casa e sempre fala com amigos e vizinhos sobre a importância de cuidar do próprio lixo e entulho para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Continua após a publicidade

Prevenção

A limpeza dos quintais é uma das medidas mais importantes para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É importante que a população realize a limpeza regularmente, eliminando todos os recipientes que possam acumular água, como garrafas, latas, pneus velhos, vasos de plantas, entre outros. 

Continua após a publicidade

Além disso, é fundamental manter o quintal limpo, sem lixo ou entulho que possam servir de abrigo para o mosquito. Ações simples como essa podem ajudar a evitar a proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.