Em busca por amenizar o tempo de espera, dos pacientes que aguardam por um procedimento cirúrgico eletivo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) criou um grupo de monitoramento das ações do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins. Várias áreas técnicas da Pasta reúnem-se semanalmente, para alinhar as realizações de mutirões e o próximo ocorrerá, no sábado, 22, no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), com previsão de 10 procedimentos ginecológicos.
“Ano passado, tivemos um recorde de cirurgias eletivas, com 10.617 procedimentos e estamos trabalhando para que, em 2023, possamos superar esta marca. Até a quinta-feira, 20 de abril, foram 4.149 pessoas com o problema de saúde resolvido e a maioria desta produção é resultado das equipes de nossas unidades hospitalares estaduais, que não medem esforços para atender a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.
Segundo o fisioterapeuta, especialista em gestão em redes de atenção à saúde e saúde coletiva, que faz parte da comissão e do quadro técnico da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP/SES-TO), Diego Segger, “estamos visitando os hospitais e alinhando com as equipes a disponibilidade das salas cirúrgicas e a disposição dos profissionais para realizarem cirurgias, pelo PAGH Cirúrgico e atender a fila mais rápido. Já tivemos um bom retorno de Porto Nacional e Alvorada e já estamos organizando a logística para deslocamento dos pacientes e atendimento deles, com a eficiência, o conforto e a humanização que preconiza o Sistema Único de Saúde”, pontuou.
“Este trabalho que a Secretaria tem feito diretamente com as equipes plantonistas faz a diferença, no sentido da adesão dos profissionais e no que diz respeito à organização da unidade hospitalar, estamos abertos a receber quantos pacientes forem possíveis. A gestão tem nos guarnecido de medicamentos e insumos, que nos tornam aptos a promover mutirões”, afirmou o diretor-geral do HRPN, Welson Almeida.
Além das visitas às unidades hospitalares, os membros do grupo são responsáveis por contatar pacientes, organização de logísticas e ações de humanização na acolhida e no momento de alta dos pacientes. As atividades são alinhadas com encontros semanais.
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