Na manhã desta segunda-feira, 24, o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), promoveu na Unidade de Saúde da Família (USF) do Morada do Sol, uma ação descentralizada com roda de conversa contra a violência feminina em Palmas com participação dos alunos do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na ocasião, a coordenadora do Núcleo, Leyssane Marta Ayres Arruda, lembrou os canais de denúncia disponibilizados pela rede.
O evento contou com uma apresentação para reforçar os diversos tipos de violência que podem ser vividas pelas mulheres, com orientações sobre o que fazer se passarem por situações semelhantes.
Para a agricultora Raimunda Lucia Pereira Lira, o evento é esclarecedor para todas as pessoas, para entenderem que a violência pode ser de diversas maneiras, como a verbal. “É bom que as pessoas tenham esse entendimento e possam se ajudar”.
Nupav
O Nupav faz parte da estrutura da Semus e tem o objetivo de promover discussões sobre promoção da saúde, prevenção e intervenção das violências, o fortalecimento da rede de proteção e atenção às vítimas de violências, definição dos papéis dos serviços e atores da rede na corresponsabilização de reestruturação do fluxo de atendimento e na continuidade do cuidado de pessoas em situação de violências.
O Núcleo é composto por instituições governamentais e não governamentais.
Mín. 21° Máx. 27°