Saúde IMUNIZAÇÃO EM PALMAS
Dia D de vacinação nacional contra a gripe acontece no próximo sábado, 29 em Palmas
A ação será realizada em 15 unidades de saúde das 8 às 17 horas
24/04/2023 17h55 Atualizada há 2 anos
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Ascom / Prefeitura de Palmas
Vacina da influenza protege contra os vírus circulantes na Capital - Fotógrafo:Raiza Milhomem/ Ascom Semus

As síndromes gripais são bastante comuns nessa época do ano em todo Brasil, especialmente na região norte e nordeste. Com isso, no próximo sábado, 29, será realizada uma mobilização nacional de vacinação contra a gripe. Em Palmas, o dia D de vacinação será marcado pela aplicação das doses de influenza e covid-19 em 15 Unidades de Saúde da Família (USFs), que ficarão abertas das 8 às 17 horas. A lista das Unidades está disponível abaixo. Para receber o imunizante, o cidadão deve portar um documento de identificação, cartão de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“A vacina da gripe e covid-19 são distintas, cada uma protege de um vírus diferente e podem ser tomadas ao mesmo tempo, o importante é ter os dois imunizantes”, explica o coordenador da Central Municipal da Rede de Frios (Cemurf), Hugo Botelho. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em 2023 já foram aplicadas mais de 15 mil doses da influenza. A vacina deste ano protege contra os vírus da influenza A e B que estão em circulação na Capital, conforme monitoramento realizado pela Vigilância Epidemiológica dos Vírus Respiratórios da Coordenação das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (Semus).

O imunizante está disponível para o grupo prioritário que contempla pessoas com 60+, adolescentes em medidas socioeducativas, caminhoneiros, crianças de 6 meses até menores de 6 anos, forças armadas, forças de segurança e salvamento, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, população privada de liberdade, povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, professores, profissionais de transporte coletivo, profissionais portuários, profissionais do sistema penitenciário e trabalhadores da saúde. 

Continua após a publicidade

A vacina da covid-19 que protege contra o vírus da SARS CoV-2 está disponível na rede municipal para todas as idades, sendo a Pfizer Baby para bebês de seis meses a quatro anos e a Pediátrica para crianças de cinco a 11 anos. Também estará disponível a 1ª, 2ª e 3ª dose da Pfizer Monovalente para população acima dos 12 anos e a 4º dose para população acima de 40 anos, profissionais da saúde e pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos.

Já a Pfizer Bivalente pode ser administrada no público prioritário formado por pessoas com 60 anos ou mais; pessoas a partir dos 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores destes locais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação da liberdade, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos (independente de residir no território).

Continua após a publicidade

Confira as Unidades que abrirão no sábado, 29

USF José Luiz Otaviani (Arno 33 - 307 Norte)
USF Arno 44 (409 Norte)
USF Arne 64 (508 Norte)
USF Deise de Fátima Araújo de Paula (Arse 13 - 108 Sul)
USF Dr. Ewaldo Borges (Arse 82 - 806 Sul)
USF Satilo Alves de Sousa (Arso 111 - 1103 Sul)
USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 - 1304 Sul)
USF Novo Horizonte (Jardim Aureny IV)
USF Liberdade (Jardim Aureny III)
USF Santa Fé
USF Bela Vista (Jardim Bela Vista) 
USF Taquari
USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande)
USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana)
USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu)

 

Continua após a publicidade