“A vacina veio justamente para nos prevenir do malefício que é a doença. Se tem a vacina e a gente não faz nossa parte, ficando sem tomar o imunizante, eu acho que não estamos contribuindo com nossa própria saúde”. A afirmação é do servidor público estadual José dos Santos, queaproveitou o Dia D Estadual de Imunização, realizado pelo Governo do Tocantins, com adesão de 137 municípios, que abriram 262 salas de vacina. A ação ocorreu nesse sábado, 29, e teve como foco, a imunização contra a influenza e a covid-19 (bivalente).
As salas de vacinas ficaram abertas durante todo o dia para atender a população. “Eu acredito que a vacina é uma forma da gente prevenir certas doenças. Essa iniciativa de Dia D no sábado é ótima, pois trabalho durante a semana e neste dia fica mais fácil de vir”, declarou a auxiliar administrativaMayslane Alves de Araújo.
Quem também não perdeu tempo foi a bancária Maria Luiza Lopes, que levou o filho Lorenzo e a filha Ana Luiza para ficarem protegidos. “A imunização é muito importante para evitar doenças. Vimos na pandemia, muita gente morrer por falta de vacina. Agora que temos, sempre venho tomar minhas doses e trago meus filhos para aumentar ainda mais a proteção deles”, afirmou.
Segundo a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Sena, o Dia D é uma oportunidade para toda a população se mobilizar para se proteger contra vírus da influenza e da covid-19 e foi pensado, para intensificar a vacinação em todos os públicos. "As pessoas que não foram se imunizar no sábado ainda podem procurar uma unidade básica de saúde mais próxima e vacinar”.
“Devido uma atualização no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), só a partir desta terça-feira, 2, poderemos mensurar os números relacionados ao Dia D, mas até o final da sexta-feira, 28, em todo o Estado, haviam sido aplicadas um total de 65.058 doses aplicadas contrainfluenza e 47.701 da Pfizer Bivalente”.
Dados
O Tocantins recebeu do Ministério da Saúde (MS), 149.664 mil doses de vacina bivalente e 550 mil doses contra a influenza. O imunizante contra a Covid-19 está disponível para toda a população acima de 18 anos e a contra a influenza para os grupos prioritários.
Fazem parte dos grupos prioritários acima mencionados:pessoas com mais de 60 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros; crianças de 6 meses a 5 anos (completos); forças armadas; forças de segurança e salvamento; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professores; profissionais do transporte público; profissionais portuários; profissionais do sistema de privação de liberdade e trabalhadores da saúde.
Quais documentos?
Para se vacinar é importante levar um documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documentos que comprovem que a pessoa faz parte do grupo prioritário.
Mín. 21° Máx. 27°