A aposentada Regina Célia Pereira, moradora de Porto Nacional, é uma das pessoas beneficiadas com as cadeiras de rodas motorizadas entregues pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na sexta-feira, 5, e declara “há quatro anos, eu esperava ansiosamente por esta cadeira e até me emociono ao sentar nela. Minhas orações foram ouvidas e, por isso, eu agradeço a Deus, a Nossa Senhora, a equipe aqui do SER, que cuida de mim duas vezes por semana e ao governador Wanderlei Barbosa, que olhou para nós e fez esta cadeira vir”.
Assim como Regina, Diego Gomes recebeu seu equipamento e a sua mãe, Kleimara Geisa Gomes, falou da alegria. “Moramos em Monte do Carmo em quando nos ligaram falando que a cadeira chegou, ficamos muito felizes. Esperávamos há dois anos e, agora, ele poderá ter mais autonomia e independência de mim”.
A alegria também foi relatada pelo aposentado Adolfo Matos. “Estou muito feliz em receber esta cadeira, a minha já estava incomodando e não tinha o mesmo conforto. Esta é muito boa. Muito obrigada!”, exclamou.
A fisioterapeuta do Serviço Especializado em Reabilitação (SER), Larissa Coelho Rodrigues afirmou que “a felicidade se estende a todos nós da equipe, pois acompanhamos estes pacientes e torcemos pelo bem deles. Tenho certeza de que as cadeiras farão toda a diferença em suas rotinas diárias”.
Os equipamentos adquiridos pela SES-TO são direcionados a pacientes já assistidos pelos SERs ou pelos Centros Especializados em Reabilitação, de gestão estadual. “As cadeiras são compradas sob medida e de acordo com o desenvolvimento motor dos pacientes. Os pacientes fazem a medição nos serviços e nos centros e fazemos os pedidos conforme o tamanho, o peso e a capacidade de condução do equipamento”, afirmou a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES-TO, Rosa Helena Ambrósio.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, “celebramos com estes pacientes e reiteramos que, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, seguiremos trabalhando por um Sistema Único de Saúde, mais humanizado e que proporciona bem-estar aos seus usuários. Nossas equipes já trabalham em novos processos de compras para que mais pessoas sejam atendidas e para que, na hora das trocas de equipamentos, eles não fiquem esperando”, afirmou.
Aquisição
Os equipamentos fazem parte de um total de 2.535 cadeiras de rodas (banho, tetraplégica, elétricas e outras) e meios auxiliares de locomoção (muletas, andadores, cintas para transferência, tábua para transferência, além de mesa de atividades e adaptações) adquiridos pelo Governo do Tocantins, no final de 2022.
Do montante, 246 cadeiras de banho foram entregues ainda no final de 2022 e 150 cadeiras tipo padrão, em janeiro deste ano.
Atendimento
Para ter acesso às cadeiras de rodas e aos meios auxiliares de locomoção, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) necessitam buscar o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, em âmbito municipal, que encaminharão para as unidades dosSCERs, mais próximas.
SCERs no Tocantins
No Estado, existem dois Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína; e dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins.
Os SCERs visam reabilitar pessoas com deficiência física e intelectual e dispõem de equipe multiprofissional composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo, oferecendo consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, que são adquiridos pelo Governo do Tocantins.