Os investimentos realizados pelo Governo do Tocantins, para ampliação dos serviços de saúde, já beneficiaram só em 2023 quase 5 mil tocantinenses que aguardavam por uma cirurgia eletiva. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam que, nos quatro primeiros meses do ano, foram realizados 4.891 procedimentos eletivos, sendo 1.088, em abril; 1.533, em março; 1.190, em fevereiro; e 1.080, em janeiro.
“É uma grande satisfação ver o empenho de toda a equipe da Secretaria, em beneficiar os tocantinenses, que a partir da cirurgia, passam a ter uma nova vida, podendo construir sonhos e retomar as atividades, que por vezes são paralisadas. Esse é o respeito e o compromisso que o Governador Wanderlei Barbosa tem com toda a população, que merece uma saúde de qualidade”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.
E quem esperava por um procedimento fala da alegria na realização. “Só tenho a agradecer por ter sido contemplado! Estava desde 2016 aguardando esse procedimento que envolveu anos e mais anos de espera, mas agora tive uma boa resposta e hoje estou melhor, graças a Deus e ao Governo do Tocantins!”, comentou o morador de Porto Nacional, Genivaldo Alves, de 50 anos.
“Sinto-me muito mais tranquila após ter feito a minha cirurgia, pois eu sentia muitas dores, vivia com cólicas frequentes e, após o procedimento, tudo acabou! Quero agradecer ao Governo do Tocantins e à equipe médica do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, onde fui bem recebida todas as vezes, desde a entrada e até o retorno. E hoje está tudo certo!”, informou a moradora do município de Pium, Marciana de Almeida, de 43 anos.
Cirurgias eletivas
As cirurgias eletivas são procedimentos para restabelecer a saúde e o bem-estar do indivíduo, mas que não se enquadram como urgência e emergência médica. Costumam ser programadas de acordo com a capacidade do serviço público e necessidade do paciente.
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já atendeu 16.684 pessoas, que aguardavam por uma cirurgia, na fila da Central Estadual de Regulação. Dessas, 1.176 foram atendidas ainda em 2021; 10.617, em 2022; e 4.891, em 2023.
Os procedimentos realizados pelo SUS tocantinense ocorrem na produção de rotina das 17 unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual; por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH – Cirúrgico), conhecido comoOpera Tocantins, que incentiva a produção das equipes da SES-TO, fora dos horários de plantões; via convênio com os municípios e o credenciamento de hospitais privados.
Mín. 21° Máx. 27°