Saúde SAÚDE NO TOCANTINS
Governo do Tocantins realiza mais de 5 mil cirurgias eletivas em 2023
Mutirões de cirurgias ocorreram nos hospitais regionais de Dianópolis, Porto Nacional e Miracema
08/05/2023 11h20 Atualizada há 1 ano
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação | Agência Tocantins
No Hospital Regional de Miracema foram cinco cirurgias ginecológicas - Foto: Saúde/Governo do Tocantins

O final de semana foi de muito trabalho em três hospitais administrados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). As unidades localizadas em Dianópolis, Porto Nacional e Miracema realizaram mutirões de cirurgias eletivas e atenderam 32 pacientes que aguardavam na fila da Central Estadual de Regulação. Os procedimentos foram nas especialidades de ginecologia, cirurgia geral e ortopedia e ocorreram dentro do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins.

No Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) ocorreram 10 cirurgias, sendo nove ginecológicas e uma geral. “Fiquei muito feliz quando me avisaram que ia fazer a cirurgia que estava precisando. Graças a Deus deu tudo certo, já estou de alta e só aguardar minha recuperação total em casa e seguir minha vida normal”, disse a paciente Rosilene Souza, atendida na unidade.

No Hospital Regional de Dianópolis (HRD) os procedimentos eletivos foram divididos em 14 cirurgias gerais e três ortopédicas. Uma das pessoas atendidas foi a moradora de Ponte Alta do Bom Jesus, Marise Santos. “Procurei o Hospital Regional de Dianópolis em fevereiro e já fiz minha cirurgia. Quero agradecer pelo acolhimento de toda equipe, pois fui muito bem atendida por todos. Meu coração é só agradecimento”.

Continua após a publicidade

Em Miracema do Tocantins, foram realizadas cinco cirurgias ginecológicas e segundo a diretora geral do hospital regional, Maria da Penha Bandeira, “seguimos com as cirurgias por meio do Opera Tocantins e estamos articulando a ampliação da oferta, para que pacientes de unidades que não conseguem produzir, devido a grande demanda de urgência, como o Hospital Geral de Palmas, sejam acolhidos aqui”, pontuou.

“Temos avançado muito na quantidade de procedimentos realizados, cada vez mais estamos buscando melhorar o nosso atendimento e qualidade nos serviços. A SES tem nos dado todo o apoio e temos uma equipe empenhada e dedicada que busca sempre o melhor para os pacientes”, afirmou o diretor geral do HRD André Luis Cavalari.

Continua após a publicidade

Segundo o diretor geral do HRPN, Welson Almeida, “este foi o terceiro final de semana consecutivo de mutirão aqui na nossa unidade. A Secretaria tem nos dados suporte e as equipes estão envolvidas e comprometidas em retirar as pessoas da fila de espera. A nossa programação é seguir com mutirões todos os finais de semana”, afirmou.

“A realização de procedimentos em mutirões são necessários, pois eles aceleram o andamento da fila e resolvem as demandas da população. Quero agradecer a todas as equipes que abraçaram esta causa e estão se empenhando em realizar cirurgias dentro e fora de seus plantões, isso tem feito a diferença! Nas última semanas, temos focado na região sudeste do Estado e pretendemos atender todas as pessoas que estão em fila até 2022, para que a produção siga com pacientes já inseridos em 2023, dentro do tempo oportuno, para realização do procedimento”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

Eletivas

Continua após a publicidade

Dados do sistema de controle de fila de espera para realização de procedimentos cirúrgicos eletivos do Sistema Único de Saúde do Tocantins (Sigle), atualizados nesta segunda-feira, 8 de maio, apontam que em 2023, já foram realizadas 5.011 cirurgias. Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já transformou a vida de mais de 16 mil pessoas.

Os procedimentos realizados pelo SUS tocantinense ocorrem na produção de rotina das 17 unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual; por meio do PAGH-Cirúrgico, que incentiva a produção das equipes da SES-TO, fora dos horários de plantões; via convênio com os municípios e o credenciamento de hospitais privados.

 

Em Porto Nacional, 10 pacientes foram atendidos nas especialidades de ginecologia e cirurgia geral - Foto: Divulgação /Governo do Tocantins
Empenho da equipe multiprofissional tem feito a diferença no Hospital Regional de Dianópolis - Foto: Divulgação /Governo do Tocantins