Saúde Tocantins
Saúde promove 3ª oficina do Planejamento Estratégico Institucional de 2024 a 2027
Encontros buscam traçar ações que serão trabalhadas no atendimento à população
10/05/2023 09h35
Por: Raquel Criatiane Fonte: Secom Tocantins
Oficina está alinhando as ações que serão trabalhadas nos próximos anos - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

A busca por um planejamento alinhado que atenda a população tocantinense com uma saúde de qualidade nos próximos quatro anos, é o tema principal da terceira Oficina de Planejamento Estratégico Institucional (PEI), da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO), que ocorre nos dias 9 e 10 de maio. A ação é coordenada pela Superintendência de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SGAE), da Pasta em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

As oficinas do PEI 2024-2027 têm como objetivo traçar as ações que serão trabalhadas pela gestão da SES-TO a partir dos principais indicadores existentes neste momento, como o fortalecimento da atenção primária, a mortalidade materna infantil, entre outros.

Para a facilitadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Lutigardes Santana, "a discussão dessa nova oficina serve para construirmos a promoção da saúde que a população tocantinense necessita para os próximos anos. O plano de ação é o nosso agir sobre como iremos agir, o que pretendemos fazer e quais objetivos pretendemos alcançar”.

Continua após a publicidade

“Esse alinhamento é fundamental para a gente definir ações que venham ao encontro da necessidade de saúde da população tocantinense, trabalhando desde já a prevenção e os responsáveis para que os recursos certos sejam disponibilizados para os trabalhos certos”, comentou a diretora de Instrumentos e Planejamento da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), da SES-TO, Mísia Saldanha Figuerêdo.

Proadi 2023

Continua após a publicidade

Esta oficina é mais uma das etapas do projeto Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi), de Fortalecimento de Gestão do SUS, que prevê o apoio na construção dos instrumentos de planejamento em Saúde articulados aos instrumentos de planejamento e gestão de governo do quadriênio posterior (2024–2027), com a construção do novo plano estadual de saúde, com o objetivo de ampliar e aprimorar cada vez mais a capacidade de planejamento estratégico da gestão estadual, produzindo efeitos duradouros para a população atendida.

Discussões pretendem alcançar melhorias na saúde da população - André Araújo/Governo do Tocantins
Para a facilitadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Lutigardes Santana, "a discussão serve para construir a promoção que a população necessita para os próximos anos - André Araújo/Governo do Tocantins
Para a diretora de Instrumentos e Planejamento da Gestão do SUS, da SES-TO, Mísia Saldanha Figuerêdo, esse alinhamento é fundamental para definir ações para a população tocantinense - André Araújo/Governo do Tocantins