Senado Federal Senado Federal
Comissões ouvem ministro Jader Filho sobre planos para cidades
O ministro das Cidades, Jader Filho, será ouvido nesta terça-feira (16), às 9h, em audiência pública conjunta das comissões de Desenvolvimento Regi...
11/05/2023 18h35
Por: Raquel Criatiane Fonte: Agência Senado
O ministro deve falar sobre temas que estão sob a responsabilidade de sua pasta, como abastecimento de água e saneamento" alt="" - Foto: Marcelo Camará/Ministério das Cidades

O ministro das Cidades, Jader Filho, será ouvido nesta terça-feira (16), às 9h, em audiência pública conjunta das comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Serviços de Infraestrutura (CI).

A realização da audiência atende a dois requerimentos. O da CDR ( REQ 5/2023 — CDR ), apresentado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI)e aprovado em 11 de abril, convida Jader Filho para apresentar as ações do ministério para os próximos dois anos. Já o requerimento da CI ( REQ 5/2023 — CI ), de autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO)e aprovado em 14 de março, propõe a presença do ministro para discussão sobre “planos e necessidades infraestruturais dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento básico e ambiental, para atendimento das necessidades básicas do cidadão e desenvolvimento urbano e rural dos municípios”.

Em outra data, aCI também deverá ouvir Jader Filho e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre os decretos que alteram o Marco do Saneamento Básico. Requerimento ( REQ 43/2023 ) neste sentido,apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB),foi aprovado em 10 de maio etem como proposta instruir o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 98/2023 , que susta dispositivosdos decretos.

Continua após a publicidade

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania , que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.