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Inteligência artificial pode ser aliada da logística
Especialistas explicam como essa tecnologia pode otimizar operações
16/05/2023 13h00
Por: Raquel Criatiane Fonte: Agência Dino
Divulgação

A logística é um setor crucial para o sucesso das empresas. Afinal, é por meio dela que a mercadoria chega ao cliente final. Porém, lidar com o transporte, armazenagem e distribuição de produtos pode ser um desafio para muitos negócios. É nesse contexto que a Inteligência Artificial (IA) surge como uma solução para otimizar essas operações e torná-las mais eficientes. 

De acordo com especialistas da South Cargo, empresa de NVOCC atuante em todo o mundo, a IA pode ser aplicada em diferentes áreas, como na gestão de estoques, previsão de demanda, roteirização de entregas e análise de dados. Para entender melhor como a IA pode ajudar na logística, é preciso entender o que é essa tecnologia. 

Então, o que é Inteligência Artificial? 

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A Inteligência Artificial nada mais é que uma área da computação cujo campo de estudo é compreender a criação de máquinas capazes de simular a inteligência humana, aprendendo e se adaptando às diferentes situações do dia a dia. 

A IA pode ser utilizada para otimizar funções repetitivas, identificar gargalos na logística, prever falhas, rastreio de cargas etc. Além disso, a inteligência artificial também processa um grande volume de dados ajudando na melhor tomada de decisão em diversas operações. 

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De acordo com o coordenador de TI da South Cargo Latam, Guilherme Oliveira, a inteligência artificial não é um vilão, como muitos pensam, mas “permite que as empresas adotem processos mais ágeis, diminuam custos e melhorem ainda mais a qualidade dos serviços prestados”.  

Guilherme ainda destaca que ainda há desafios a serem superados até que a AI esteja totalmente inserida na rotina do comércio exterior. Um deles é a falta de mão de obra qualificada, um obstáculo que a South Cargo está driblando com investimento em capacitação tecnológica, além da adoção de sistemas que cada vez mais agilizem os embarques e potencializem os resultados para os clientes.