Tecnologia Tecnologia
Como o uso de IA pode impactar a comunicação na internet?
Diversos segmentos de mercado já adotam a Inteligência Artificial para otimizar processos; Jornalistas também podem utilizar ferramentas e técnicas...
16/05/2023 18h25
Por: Raquel Criatiane Fonte: Agência Dino
pixabay

O uso de tecnologias inteligentes tem se tornado um tema de muita discussão e debate, principalmente nos últimos meses com o lançamento de novas ferramentas. Os sistemas de Inteligência Artificial (IA) podem ser projetados para aprender, raciocinar, planejar, resolver problemas, tomar decisões e agir de forma independente. Para mensurar o investimento do setor, um estudo desenvolvido pelo Google for Startups afirma que cerca de 2,4 bilhões de dólares, investidos em tecnologia na região da América Latina, foram direcionados para o Brasil em 2020.

Os algoritmos de IA podem ser usados em aplicações como criação de textos e diálogos, reconhecimento facial, robótica, processamento de linguagem natural e muito mais. Essa inovação também pode ser usada para melhorar a eficiência de processos internos, ajudando a tornar as empresas mais produtivas. De acordo com um relatório global, realizado e publicado pela IBM, cerca de 41% das empresas brasileiras já utilizam algum processo com auxílio de IA.

No campo da comunicação digital, diferentes segmentos que atuam na internet podem se beneficiar dessas novas tecnologias. Para o jornalista e editor chefe do portal de notícias online Diário SP, Ueslei Mendes de Souza, o uso de IA tem potencial para mudar a forma de navegar na internet. “Com o avanço dessa tecnologia, os motores de busca, como o Google, estão se tornando cada vez mais precisos e rápidos em encontrar exatamente o que se procura. Graças ao Chat GPT, e a outros modelos avançados de IA, o acesso à informação está se tornando mais democrático”, afirma Ueslei.

Continua após a publicidade

O editor ainda destaca que os profissionais também podem utilizar técnicas mais avançadas, como a Otimização para Mecanismos de Busca (SEO), que pode ser um avanço para quem produz conteúdo e quer alcançar maior público: “SEO é essencial para que os sites e blogs apareçam nos resultados de pesquisa. A IA tem a capacidade de entender as palavras-chave e melhorar a classificação de um conteúdo, fazendo com que ele seja encontrado mais facilmente pelos internautas”. Os desafios para o futuro

Ainda de acordo com o editor chefe do Diário SP, embora a utilização de IA esteja atingindo diferentes nichos de negócios e profissionais, é preciso garantir que ela seja utilizada de forma ética e responsável. “Proteger a privacidade dos usuários e evitar a propagação de informações falsas são pontos de atenção. Além disso, é necessário que todos os setores da sociedade estejam preparados para se adaptar às mudanças trazidas por essa nova tecnologia”, pontua.

Continua após a publicidade

Além das boas práticas que podem ser aplicadas para adoção de inovações nos processos de trabalho, a capacitação também faz parte da discussão. O estudo do Google for Startups também destacou que 57%, das empresas entrevistadas, acreditam que a falta de mão de obra qualificada é o que mais prejudica o desenvolvimento de IA no país.

“Usuários e profissionais da área de comunicação devem estar preparados para aprender e se adaptar a essa nova realidade. Investir em educação e capacitação é fundamental para que haja aproveitamento máximo das possibilidades oferecidas pela tecnologia”, finaliza Ueslei.