A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu, na quinta-feira, 18, evento alusivo aoMaio Furta-Cor, campanha que visa ao cuidado com a saúde mental materna. A Equipe Matricial de Humanização do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) realizou um momento de conscientização com as gestantes e puérperas, bem como servidores da equipe multiprofissional.
Segundo a organizadora da ação e psicóloga, Fabiana Fleury, “a Campanha é pouco conhecida, mas dentro da unidade já são realizadas ações de cuidado com a saúde mental materna. Nós oferecemos às gestantes o curso on-line pré-natal psicológico que auxilia no cuidado com a saúde mental das futuras mães. Nesta ação específica doMaio Furta-Cor, levamos às pacientes e aos servidores a necessidade do cuidado psicológico”.
A enfermeira Goiamara Gonçalves relata que, há pouco tempo, teve conhecimento sobre o tema. “É uma novidade para mim, eu vi recentemente pelas redes sociais e achei bem válido, pois realmente há essas nuances. A maternidade não é uma constância, sendo necessário serenidade para enfrentar todos os desafios, seja como mãe ou cuidadora das mães que estão na unidade”.
A paciente Elizete Ferreira de Sousa, que está internada na ala de alto risco do HMDR, contou que “nunca tinha ouvido falar sobre oMaio Furta-Cor, mas acho importante cuidar da mente, principalmente na gravidez que a gente sente muitas emoções”.
Maio Furta Cor
A campanhaMaio Furta-Coré uma ação comunitária e democrática que busca sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. A Campanha busca realizar ações de conscientização sobre a saúde mental materna ao longo do mês de maio, data que é celebrado o dia das mães. O nome Furta-Cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta.