A superintendente de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Perciliana Bezerra e o secretário municipal de Saúde de Aragominas, Lucas Araújo Nascimento, representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-TO) participaram da Conferência LivreO papel da vigilância como instrumento de saúde e democracia- Amanhã vai ser outro dia, realizada na quarta-feira, 17, em Brasília.
O evento faz parte da série de oito Conferências Livres realizadas pelo Ministério da Saúde (MS) neste mês de maio, onde reúne gestores estaduais e municipais de saúde, entidades parceiras e representantes da sociedade civil para debater propostas e escolher delegados para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS).
Para Perciliana Bezerra, a participação na conferência sobre a importância da Vigilância, ratifica o papel que desempenhamos no Estado. "É um trabalho fundamental de avaliação da situação de saúde da população. A vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção e controle de doenças. É um trabalho metodológico, baseado em evidências, investigação e promoção de ações com orientação para as gestões estadual e municipais, para formulação de políticas públicas e ações".
A conferência também marcou o início das comemorações dos 20 anos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do MS e elegeu delegados para a 17° Conferência Nacional de Saúde.
As propostas e diretrizes elencadas na CNS servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.