O Senado vai promover uma sessão de debates temáticos para discutir a estrutura do sistema de adoção no Brasil e possíveis melhorias no processo. A sessão está marcada para sexta-feira (26), às 14h, no Plenário.
O requerimento para o debate ( RQS 279/2023 ), apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e subscrito por outros parlamentares, foi aprovado no início do mês passado . No documento, Girão aponta que, em 2021, havia 46.390 pretendentes a adotar cadastrados em todo país, e 3.770 crianças e adolescentes aptas para adoção.
A justificativa para o debate é a celebração do Dia Nacional da Adoção, em 25 de maio. A data busca mobilizar a sociedade e o poder público a discutir, refletir e promover a sensibilização sobre a importância da adoção para crianças e adolescentes que esperam por acolhimento de uma família.
Girão destaca, entre as questões que devem serabordadas, a adoção tardia (de crianças mais velhas ou adolescentes), a adoção de crianças e adolescentes comdeficiência ou doenças, a demora do processo legal e a adoçãode irmãos, entre outros temas.
Mín. 21° Máx. 27°