O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Laven-TO) promove nesta semana o curso em diagnóstico parasitológico da Leishmaniose Tegumentar Americana. A capacitação conta com carga horária de 16 horas, teve início nessa segunda-feira, 22 e segue nesta terça-feira, 23, na sede do laboratório, em Palmas.
A capacitação é realizada semestralmente e direcionada para biomédicos e bioquímicos da rede pública e privada. Especificamente esta semana participaram representantes do laboratório Labcenter, Oswaldo Cruz, Laboratório Municipal de Guaraí e Laboratório Municipal de Gurupi.
“O Lacen está ofertando esse curso para biomédicos e bioquímicos da rede pública e privada do Tocantins com o objetivo de qualificar esses profissionais, melhorando o atendimento da população e um diagnóstico mais preciso”, afirmou o biomédico Fernando Amorim Balestra.
A biomédica do Hospital Oswaldo Cruz, Camilla Renata Ribeiro Alves, relatou que o curso é de extrema importância, pois leishmaniose é uma doença bastante incidente no Estado e é necessário que o profissional da saúde saiba diferenciar o protozoário na lâmina para fazer um diagnóstico mais apurado. "Como o Lacen é o responsável pelo controle de qualidade dos laboratórios, esse treinamento ressalta essa importância, traz o conhecimento para os biomédicos e esse profissional inserido no seu laboratório pode ensinar seus colegas. Então, é uma capacitação na qual aprendi bastante a diferenciar essas lâminas com o protozoário transmissor da leishmaniose”.