Em busca de uma promoção maior do controle do tabagismo no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu nessa terça-feira, 30, uma oficina de aprimoramento para coordenadores municipais do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). No Tocantins, a doença tem serviços de combate e controle, pactuados em 66 municípios, os quais disponibilizam 124 unidades de tratamento aos fumantes que recebem o apoio psicológico e medicamentoso. No total o Estado possui mais de 150 mil pessoas fumantes.
O trabalho foi realizado por intermédio da Coordenação do Programa Estadual de Controle do Tabagismo da SES-TO e contou com a participação da Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Diretoria de Atenção Especializada (DAS), Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), Assistência Farmacêutica Estadual (ASF) e Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMATS).
Na atividade participaram os municípios de Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso, Colmeia, Tabocão, Guaraí, Tocantínia e Xambioá, locais que atualmente vem se destacando no compromisso e desenvolvimento das ações voltadas à redução da prevalência de fumantes e o tratamento para a cessação do fumar.
Para a técnica da Coordenação Estadual do Programa do Tabagismo, Andréa Cristina Alves, "a oficina foi um grandioso momento para planejarmos as ações e novas formas de mediação, além do potencial de transformação nos processos de trabalho com ênfase às experiências municipais para que possamos avançar nas estratégias de Controle do Tabagismo no estado do Tocantins".
“Esse encontro foi um momento de muita importância, pois vimos estratégias e experiências em suas práticas locais. Estou na expectativa em relação ao projeto que com certeza irá disseminar e alavancar o programa nos municípios do nosso Estado” comentou o coordenador do Programa de Tabagismo de Porto Nacional, Alexsandro Pimenta.
“O encontro de hoje foi meio que um leque de informações sobre o Tabagismo, pois recebemos de um lado as informações da teoria e do outro, as informações da prática que são as dos coordenadores relatando cada vivência do seu grupo e dos seus municípios! Foi muito esclarecedor, e acredito que o Programa do Controle do Tabagismo só tem a ganhar e ficar mais rico de informações, e com isso os novos municípios poderão aderir melhor o programa”, afirmou a coordenadora do Programa de Tabagismo de Xambioá, Thainara Moura Guimarães.
“Foi um momento de fortalecimento das ações de combate ao tabagismo. A coordenação estadual teve uma inovadora ação, que foi propondo o encontro de coordenadores municipais para troca de experiências exitosas em nossos municípios e a partir desse momento construir apoio aos demais municípios, fortalecendo em todo Estado as ações de combate ao tabagismo, um problema de saúde pública que deve ser enfrentado por todos. E de mãos dadas faremos muito melhor”, destacou o coordenador do Programa de Tabagismo de Paraíso do Tocantins, Kleber Miguel Nascimento.
Programa
O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil, com intuito de prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens. O Programa também visa ampliar a informação à população sobre os danos causados pelo consumo de tabaco e seus derivados, no âmbito individual e social, e suas consequências para a saúde coletiva e o meio ambiente.