COTAS EM VESTIBULAR

Unirg atende MPTO e altera item de edital que limitava a participação de cotistas em vestibular

O edital refere-se ao vestibular da Unirg para o primeiro semestre letivo de 2020

10/12/2019 16h19Atualizado há 1 mês
Por: Géssylla Brenda
Fonte: Ascom / MPE - TO
167
– Foto: Divulgação
– Foto: Divulgação

A reitoria da Universidade de Gurupi (Unirg) acatou recomendação do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e alterou, no último dia 6, o edital do seu próximo vestibular, de modo a permitir que os candidatos que optarem por disputar as vagas de cotas destinadas a estudantes egressos de escolas públicas também possam figurar na lista de ampla concorrência do vestibular. Antes, essa dupla possibilidade era vetada pelo item 15.2 do edital.

A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes. Ele considerou que excluir do processo seletivo ou impedir a matrícula de estudante que cumpriu todos os requisitos e que obteve pontuação suficiente para concorrer na lista universal implicaria impor-lhe tratamento desigual e configuraria violação ao artigo 206 da Constituição Federal.

O membro do Ministério Público também frisou que a Lei Municipal nº 2.116/2013, que instituiu a reserva de 10% nas vagas do vestibular da Unirg para os estudantes egressos de escolas públicas, não prevê a proibição dos mesmos em integrar a lista de ampla concorrência. Nesse sentido, ele acrescenta que somente as leis podem criar ou limitar direitos, não podendo um edital ou outro ato normativo ultrapassar os limites legais.

O acatamento da recomendação foi comunicado ao Ministério Público pelo pró-reitor de Graduação e Extensão da Universidade de Gurupi e presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo, Eduardo Fernandes Miranda.

O edital refere-se ao vestibular da Unirg para o primeiro semestre letivo de 2020 e abrange os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito (matutino e noturno), Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil (noturno), Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi - TO Notícias de Gurupi - TO
Palmas - TO
Atualizado às 06h11
24°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 24°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
CAMPANHA ASSEMBLEIA INSTITUCIONAL JANEIRO 2020 - 15012020
Municípios
 PRESENÇA DIGITAL DEZEMBRO - REGIÃO CENTRAL
Últimas notícias
O ANO QUE SE INICIA JÁ E TODO SEU - NATAL ASSEMBLEIA
Mais lidas
BANNER AVECOM