O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde (SES-TO), participou de uma reunião promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde (MS), em Brasília, nessa segunda-feira, 6. O objetivo do evento foi fortalecer a troca de experiências entre parceiros e especialistas visando fornecer subsídios técnicos para qualificar o projeto de implantação do Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica.
O analista em Tecnologia da Informação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da SES-TO, Wagner Santos de Jesus, representou o Tocantins no evento e destacou que o atual cenário global de saúde, a capacidade de análise epidemiológica de dados é fundamental para a prevenção, controle e resposta eficaz a doenças e ameaças à saúde pública. "Reconhecendo essa importância, o Ministério da Saúde deu um passo significativo em direção ao fortalecimento da vigilância em saúde e ambiente ao promover esse evento”.
Durante o evento, o representante tocantinense apresentou de forma detalhada os avanços significativos alcançados pelo Tocantins, até o momento, com o monitoramento dos dados epidemiológicos. Na apresentação foram destacados os painéis que já estão disponíveis tanto para o público em geral quanto para as áreas técnicas, tocantinenses, demonstrando o compromisso em promover a transparência e o acesso às informações à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado.
O Centro de Inteligência visa fortalecer ferramentas e recursos necessários para a análise e interpretação de dados epidemiológicos, o que permitirá uma resposta mais rápida e eficaz aos surtos, assim como a adoção de medidas preventivas direcionadas.
Mín. 21° Máx. 27°