Saúde Tocantins
Unidade Móvel da Hemorrede Tocantins realiza coleta de sangue em Porto Nacional
Ação em alusão ao Junho Vermelho ocorre na Praça do Centenário da cidade, até às 18 horas
20/06/2023 17h40
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins
Fernando kazuyki kanai, doador há 16 anos, foi um dos voluntários que esteve presente na ação - Foto: SES/Governo do Tocantins

A Hemorrede do Tocantins está, nesta terça-feira, 20,em Porto Nacional com a Unidade Móvel para realizar coleta de sangue. A ação em alusão ao Junho Vermelho foi organizada pelos setores de Captações do Hemocentro Coordenador de Palmas e da Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional.

A Unidade Móvel está na Praça do Centenário da cidade e tem a expectativa de atender 60 pessoas doadoras de sangue até às 18 horas. Para realização da coleta a Hemorrede contou com a parceria da Igreja Inove, de Porto Nacional, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional e equipe de saúde do município de Brejinho de Nazaré.

“Junho é o mês de conscientização sobre a doação de sangue, por isso temos trabalhado várias campanhas para essa sensibilização que só são possíveis por causa das nossas parcerias; em nome da Hemorrede quero agradecer a todos em especial a Secretaria de Saúde do município de Porto Nacional, que nos deu apoio com toda a logística para a realização deste movimento”, ressaltou a responsável pela Captação de Doadores do Hemocentro em Palmas, Robéria Fernandes.

Continua após a publicidade

Para o técnico agrícola Fernando kazuyki kanai, doador desde 2007, a ação é muito importante para a divulgação da causa. “O hemocentro estar na praça central da cidade é muito importante, acredito que seja uma forma de divulgar a doação de sangue, porque muitas pessoas não doam por desconhecimento e medo e a unidade oportuniza essa pessoa a conhecer o processo de doação e ver que é muito simples”, destacou o doador.

Divulgação que também foi ressaltada pela responsável pelo setor de Captação de Doadores da Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional, Cynthia Borges Pereira. “Nós enquanto Captação de Doadores trabalhamos frequentemente ações e parcerias para divulgar a causa da doação de sangue, mas entendemos que sair do espaço físico e vir até a população proporciona uma maior sensibilização e uma aproximação do hemocentro com a população local”.

Continua após a publicidade