O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), maior maternidade pública do Tocantins, completa24 anos,nesta quarta-feira, 21, sendo referência em alta complexidade. A unidade foi criada a partir da descentralização dos serviços de obstetrícia, ginecologia e pediatria do Hospital Referência de Palmas, em junho de 1999. O hospital conta com 85 leitos gerais, 29 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatais.
“O Dona Regina é uma unidade conhecida e querida por todos os tocantinenses e isto graças à dedicação de toda equipe que reconhece esse hospital como uma segunda casa. Neste dia temos muitas conquistas, mas as principais são as milhares de vidas que foram impactadas nestes 24 anos”, afirmou o diretor geral do HMDR, Iatagan Barbosa de Araújo.
A vendedora Silvete Viturino teve seus dois filhos na maternidade e conta que o atendimento recebido foi muito importante no momento do nascimento das crianças. “O Mateus tem 13 e a Laila seis anos. Os dois nasceram de parto cesariana no Dona Regina e eu só tenho a agradecer por todo cuidado comigo e com meus filhos. Os funcionários nas duas vezes me trataram muito bem e quero parabenizar a todos pelo aniversário”.
Para a servidora Elisiane Ferrari, que atua na unidade Canguru, trabalhar no HMDR é um privilégio. A servidora foi uma das profissionais que auxiliou nas transferências dos bebês que estavam no Hospital Referência de Palmas para o Dona Regina. “Quis trabalhar com os bebês no hospital e graças a Deus consegui. Amo o que eu faço e a recompensa é receber o carinho dos pais e ver o desenvolvimento dos bebês. Cada um que passa aqui deixa uma marca em minha história de vida”.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva de Santana, nos próximos anos, com a construção da nova sede do hospital o atendimento será ampliado. “Neste ano o hospital já ganhou presente, pois os trâmites para a construção do novo prédio da unidade estão avançando. É uma prioridade do governador Wanderlei Barbosa e isso proporcionará mais conforto para os pacientes e colaboradores, a quem agradeço pelos esforços no atendimento da população e parabenizo pelas vidas transformadas a partir das suas atuações”.
Unidade e atendimentos
O hospital foi criado em 1999 e desde então houve muitas conquistas. Em 2002, o HMDR inaugurou o Banco de Leite Humano e conquistou o título de Hospital Amigo da Criança. Em 2008, o hospital foi ampliado e em 2010, passou a oferecer às parturientes o direito de acompanhante de livre escolha na hora do parto e recebeu a certificação do Método Canguru. Em 2011, a unidade hospitalar aderiu ao programa Rede Cegonha e implantou o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis). Já em 2014 foi criada a Casa de Dona Regina uma residência que recebe gestantes, recém-nascidos e puérperas em situação de risco.
Em 2022, a unidade realizou 5.170 partos, entre normais e cesáreos, e em 2023 já foram 2.159. A unidade em 2022 ofertou 34.902 atendimentos e neste ano já foram 13.403, entre partos normais, cesáreos, laqueaduras, histerectomia e outros.
Já o Banco de Leite, em 2022, realizou 27.568 atendimentos individuais, 3.679 visitas domiciliares e 2.548,6 litros de leite humano coletado e 1.624,6 litros de leite distribuídos. Em 2023, já foram 6.919 atendimentos individuais, 774 visitas domiciliares, 598 doadoras, 474 bebês atendidos (receptores), 595,7 litros de leite humano coletado e 370,2 litros de leite distribuídos.
No Savis, somente em 2022, foram realizados 2.157 atendimentos entre emergencial e ambulatorial, à pessoas vítimas de violências.
Mín. 21° Máx. 27°