A busca por um conhecimento interno das emoções e controle dos sentimentos foi um dos temas abordados na palestra realizada pela servidora Fátima Vieira, psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Ela foi uma das convidadas a participar do 7º Seminário do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins (QCG).
Com o objetivo de atualizar o currículo dos instrutores do Proerd, com habilitação de uma nova modalidade curricular do programa, que é o Proerd Pais, o evento promove ainda uma troca de informações entre as Polícias Militares do Tocantins e de São Paulo. O Seminário reúne instrutores do programa, de todo o Estado do Tocantins.
Como o programa atende crianças e adolescentes no ensino público e particular, a palestrante aproveitou o momento para trabalhar a inclusão de todos dentro e fora da sala de aula. “Precisamos entender que antes de sermos policiais militares, somos uma sociedade que busca incluir todas as diferenças que as pessoas possuem. A educação é um caminho nessa acessibilidade e todos devem estar disponíveis!”, comentou a psicóloga da SES-TO, Fátima Vieira.
E ela acrescentou que, “fico muito feliz em poder compartilhar deste momento tão importante, um pouco do conhecimento que carrego, levando através da mudança de pensamentos o conhecer sobre quem somos, as malas que carregamos, a importância de esvaziar os sentimentos e de relaxar em certos momentos. Não somos máquinas e precisamos falar, conhecer e expor o que pensamos, principalmente sobre o autismo e outras condições”.
O coordenador estadual do Proerd Tocantins, o Tenente-Coronel PM Sandro de Lima Silva, destacou que estar à frente do programa é a realização de um sonho. “Poder contribuir com esse programa, para mim é uma alegria, poder agregar na vida de todos aqueles que o programa atende; e para mim as palestras, formações e eventos não são trabalho, fazemos com amor, pois sabemos da importância que o Proerd tem para a sociedade”, finalizou.
O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência é o maior programa de prevenção existente no mundo, criado nos Estados Unidos, em 1983, chegou ao Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, sendo posteriormente desenvolvido no Tocantins desde 2002. Em 21 anos de desenvolvimento no Estado, mais de 470 mil atendimentos foram realizados, alcançando todos os 139 municípios tocantinenses.