Em busca de ampliar o atendimento disponibilizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, a Secretaria de Estado da Saude (SES-TO) promoveu na sexta-feira, 23, uma reunião entre a técnicos da pasta e as Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Universidade Federal do Tocantins (UFT). O trabalho tem como foco principal ofertar Práticas Integrativas Complementares (Pics) para a sociedade que recebe atendimento no ambulatório dessas instituições.
Durante a reunião, foi acordado que técnicas e terapias integrativas facilitarão o atendimento, disponibilizando ao paciente com oferta de acupuntura, terapias holísticas, práticas indígenas, entre outros.
O diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho da SES-TO, Robson, destacou que o projeto das práticas integrativas, vem consolidar as ações já desenvolvidas nos hospitais, ambulatórios e outros. "Pretendemos qualificar o atendimento da população, tornando uma política de saúde com formação dos trabalhadores da saúde para ampliação dos serviços já existentes".
Para Marussia Medrado, psicóloga da SES-TO, "as práticas integrativas são o regaste da sabedoria ancestral, muitas vezes milenar, que colaboram com a redução do sofrimento humano, elas fazem esse trabalho com baixo custo, levando uma mudança e melhoria da qualidade de vida das pessoas, com sintonia plena com os princípios do SUS".