Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” teve início nesse domingo, 2, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília-DF, com 56 delegados tocantinenses que participam, até esta quarta-feira, 5, do momento de debate sobre a saúde pública do país.
“Este é um grande evento, uma oportunidade para discussão de propostas que serão inseridas no planejamento nacional e elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027, ou seja, um momento ímpar para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do SUS. A expectativa é que mais de 6 mil pessoas participem, então, é um evento macro que esperamos ser significativo para os usuários do sistema", relata o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva de Santana.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Mário Benício dos Santos, explica que os 56 representantes do Tocantins foram eleitos na 10ª Conferência Estadual de Saúde, realizada nos dias 30 e 31 de maio de 2023, em Palmas. “Nós apresentaremos nesta conferência nacional as propostas e diretrizes votadas na conferência estadual. Esta é uma oportunidade para o debate conjunto de ações para promoção do SUS e melhor atendimento da nossa população”.
Conferência Nacional
A 17ª Conferência Nacional de Saúde é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e é realizada a cada quatro anos, sempre em Brasília. Neste ano o evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e a cerimônia de abertura foi realizada nesse domingo, 2.
As deliberações discutidas na Conferência Nacional de Saúde são resultados dos debates ocorridos nos estados, por meio das conferências estaduais, que, por sua vez, resultam das propostas decorrentes das conferências municipais.