Os hospitais estaduais do Tocantins seguem com o cronograma de realização das cirurgias eletivas e mudam vidas. Neste mês de Julho, no período de 10 a 16, foram feitos 137 procedimentos em seis hospitais regionais do Estado. As cirurgias realizadas obedecem às filas de espera da Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e ocorreram nas cidades de Palmas, Gurupi, Guaraí, Augustinópolis, Porto Nacional e Miracema do Tocantins.
Francisca Nayana Alves da Silva foi beneficiada e demonstrou sua alegria com o atendimento recebido no Hospital Regional de Augustinópolis. “Estou muito feliz em ter conseguido fazer minha cirurgia, sou moradora de Buriti do Tocantins e fui atendida aqui. Quero agradecer primeiramente a Deus, ao Governador, o Secretário de Saúde, os médicos e todos da equipe da enfermagem que estão garantindo a oferta da assistência hospitalar e melhora da qualidade de vida dos pacientes, aliviando nossas dores”, disse.
Outro paciente beneficiado foi Luís Sérgio Barbosa da Silva, morador de Araguaína, que realizou a sua segunda cirurgia no Hospital Regional de Guaraí. “Eu fazia parte da fila de espera das cirurgias eletivas. Em fevereiro fiz uma cirurgia em Arapoema e agora fui operado em Guaraí. Todas as duas foram muito bem graças a Deus. As estruturas físicas dos hospitais são muito boas, parabéns para todos os funcionários. Eu falo para quem precisa de uma cirurgia, pode vir para os hospitais do interior que o atendimento aqui é muito bom”.
Francisco participou da descentralização das cirurgias eletivas, que é um formato adotado pelo Governo do Tocantins com objetivo oferecerem uma maior celeridade na fila, reduzindo assim o tempo de espera do paciente que, mesmo fora da sua região, recebe o atendimento e o procedimento. A iniciativa aproveita todas as estruturas hospitalares do Estado e já atendeu mais oito mil pessoas este ano.
Balanço
Entre segunda-feira, 10, e domingo, 16, foram realizadas 137 cirurgias eletivas em seis hospitais tocantinenses, sendo ao todo: 32 procedimentos no Hospital Regional de Gurupi; 18 no Hospital Regional de Guaraí; sete no Hospital Regional de Porto Nacional; 12 no Hospital Regional de Miracema; 18 no Hospital Regional de Augustinópolis e 48 no Hospital Geral de Palmas.