A sexta captação de múltiplos órgãos do Tocantins em 2023 ocorreu nessa quinta-feira, 27. A ação foi realizada no Hospital Geral de Palmas (HGP), graças à autorização dos familiares de um paciente de 47 anos, vítima de acidente de trânsito, com diagnóstico de morte encefálica. Na ocasião, foram captados os rins enviados a São Paulo, o fígado para paciente do Paraná e duas córneas que permaneceram no Tocantins. No total, cinco pessoas, que aguardam na fila do Sistema Nacional de Transplantes, foram beneficiadas.
A ação de captação dos órgãos é realizada pelo trabalho conjunto da equipe da Central Estadual de Transplante do Tocantins (Cetto), Organização de Procura de Órgãos, Hospital Geral de Palmas, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e Banco de Olhos Público do Tocantins (Boto).
De acordo com a enfermeira da Central Estadual de Transplante do Tocantins (Cetto) e coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Marília Batista Ribeiro, "a doação é um ato de amor ao próximo e vem beneficiar diversas pessoas que estão na lista de espera por transplantes. Sempre ressaltamos a importância de deixar claro para seus familiares a vontade e manifestação de ser um doador de órgãos, pois somente estes poderiam autorizar a doação!”, destacou.
Para doar
Os interessados em doar órgãos precisam primeiramente informar, à família, sobre esse desejo, pois os familiares dos pacientes são os únicos responsáveis pela autorização da captação dos órgãos.
Os órgãos captados são entregues a pacientes que aguardam em lista de espera, única e nacional. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais feitos imediatamente após a autorização dos familiares.