Com objetivo de proporcionar mobilizações para conscientização sobre a importância da amamentação, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) promoveu na quinta-feira, 03, a abertura oficial daCampanha Agosto Dourado. O evento marca o início das ações que irão ser realizadas no decorrer do mês para o incentivo ao aleitamento materno, participaram mães, gestantes, enfermeiros, coordenadores e outros servidores.
“Foi muito bom representar todas as mães daqui do Hospital Dona Regina que fazem amamentação. Meu bebê já está bem grandinho, tem 14 dias de vida. Eu venho aqui no hospital três vezes ao dia, faço a amamentação do meu filho e dou leite também, quem puder vir ao hospital doar é muito importante”, disse a mãe Indionaria Alves Pereira, que representou todas as mães que amamentam do Hospital Dona Regina durante a abertura.
Na abertura, a coordenadora do Banco de Leite Humano do (HMDR), Walkiria Pinheiro, reforçou a importância do apoio à amamentação. “Quando a gente amamenta um bebê, não só está dando para esse bebê o melhor alimento que existe no mundo, o alimento mais poderoso e mais completo, mas está dando segurança emocional, amor, equilíbrio, confiança, tudo que esse bebê precisa para se desenvolver bem. Então eu convido todos para que sempre apoiem as mulheres que amamentam. Quero agradecer a cada um que está aqui, a presença de vocês faz toda a diferença, nós precisamos do apoio da Secretaria de Saúde para que possamos desenvolver ainda mais ações para o aleitamento materno em todo o Estado. Não trabalhamos somente aqui no Hospital, trabalhamos para o Estado inteiro”, frisou.
O diretor administrativo do HMDR, Fernando Pinheiro de Melo, afirmou que esse evento é de grande importância não só para o Hospital, mas também para a sociedade. "A ideia é comemorar oAgosto Dourado, um mês que é representativo, mas com uma temática que dura o ano todo. Esse mês visa uma conscientização para aquelas mães que estão amamentando, das futuras mães, e até aquelas que não amamentam, mas apoiam essa mãe que precisa amamentar. Nós buscamos essa sensibilização da sociedade, das instituições para que apoiem também essa mãe que deseja amamentar seu filho no trabalho.”
“A amamentação é algo discutido durante o ano inteiro, mas é importante ter um evento em específico para que as pessoas tenham um olhar diferente em relação à amamentação. É um momento de fortalecer as políticas internas dos hospitais, as parcerias com a Atenção Primária, pois quando a gente fala de amamentação, temos a ideia de que amamentar é só no pós-parto, mas o amamentar começa lá no pré-natal, na Unidade Básica de Saúde, onde a gestante é acolhida e é orientada para que ela esteja preparada, para que consiga amamentar, ter segurança para que isso aconteça, faz com que tenha uma adesão muito maior na amamentação. Então é um momento muito importante para chamar a atenção de todos para algo tão importante”, disse a diretora de Integração Multiprofissional Hospitalar do (HMDR), Kevilly Layara Amaral.
A coordenadora do Núcleo Interno de Regulação do (HMDR), Mara Hellma Pereira, avaliou o evento, “eu gostei de participar, é um evento importante que traz a conscientização, dá ênfase à importância do aleitamento, algo que trabalhamos todos os dias porque sabemos que todas as mulheres passam por dificuldades. Tem aquelas que têm mais facilidade, e tem aquelas que realmente têm dificuldades, e essa ênfase que a gente dá ajuda a trazer reflexão sobre o tema, e faz com que as pessoas reflitam sobre o aleitamento e a sua importância”.
Mín. 21° Máx. 27°