Saúde Tocantins
SES-TO realiza 8ª Oficina de Planejamento Regional Integrado
Encontro faz parte do Projeto de Fortalecimento da Governança, Organização e Integração das Redes de Atenção à Saúde do Estado do Tocantins
04/08/2023 11h35
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins
Encontro foi coordenado pela Superintendência de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES - Foto: Dayana Nascimento/Governo do Tocantins


Coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), 8ª Oficina do Planejamento Regional Integrado (PRI)foi encerrada nesta sexta-feira, 4, com a participação das diversas áreas técnicas da pasta, gestores municipais de saúde da Macrorregião Centro-Sul e Macrorregião Norte do Estado, diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO) e Superintendência do Ministério da Saúde (MS) no Tocantins.

A capacitação conta com o apoio técnico e metodológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi) e tem o objetivo de fortalecer a gestão estratégica tripartite do SUS para a implementação do processo de Planejamento Regional Integrado e o aprimoramento da governança macrorregional do SUS.

Durante a oficina foram abordadas as competências dos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde para a programação macrorregional das ações e serviços de saúde nos territórios com a elaboração da proposta da programação macrorregional/regional onde serão dimensionados os tipos e totalidades de ações e serviços a serem ofertados à população de forma regionalizada e o mais próximo do cidadão.

Para a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Luiza Regina Dias Noleto, a regionalização da saúde é uma diretriz organizativa do SUS de capital importância para o fortalecimento da gestão municipal, para ampliação do acesso da população e para melhor distribuir os recursos financeiros. "Por esta finalidade, o projeto é oportuno para ampliar as oportunidades de refinar o planejamento das ações de saúde no nosso estado do Tocantins”.

“A oficina do Plano Regional Integrado é importante, pois o planejamento permite tomadas de decisões mais ágeis, justamente pela proximidade dos diversos segmentos governamentais da gestão em saúde. Estou convicto que saímos desse encontro mais entusiasmados em fazermos o melhor para a saúde de cada tocantinense. Tenho muito orgulho em fazer parte desse processo", destacou o secretário de saúde do município de Guaraí, Wellington Sousa.