Prevenção de doenças e promoção da segurança e da qualidade dos produtos e serviços utilizados pela população são atividades pertinentes da área
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO)promove nesta quarta-feira, 10, encontro com tema Segurança do Paciente, com o objetivo de ressaltar a importância da Vigilância Sanitária (Visa), com foco em fortalecer a implantação e execução dos planos de segurança do paciente, fomentando a gestão de riscos e a melhoria dos serviços de saúde do Estado.
O evento marca as comemorações do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado dia 5 de agosto, data definida em memória ao dia de nascimento de Oswaldo Cruz, maior nome da história da vigilância sanitária no Brasil. A Secretaria de Estado da Saúde ressalta o papel essencialda Vigilância Sanitária na prevenção de doenças e promoção da segurança e da qualidade dos produtos e serviços utilizados diariamente pela população.
“Na nossa rotina diária, estamos constantemente consumindo produtos e utilizando serviços que precisam ser seguros. É a Vigilância Sanitária que monitora a qualidade de produtos, que vão desde o pãozinho vendido na padaria, até medicamentos fabricados em laboratórios multinacionais. Mas como saber se isso realmente acontece? Como podemos saber, por exemplo, se as empresas adotam medidas de higiene adequadas? É exatamente para dar essa garantia que a Vigilância Sanitária trabalha”,afirmou a diretora de Vigilância Sanitária daSES-TO,CrislaneMariada Silva Bastos.
A diretora explicaquea Vigilância Sanitária tem como função controlar todas as etapas e processos das atividades direta ou indiretamente relacionadas à saúde, como a produção de alimentos, bebidas, medicamentos, saneantes, cosméticos, aparelhos e instrumentos de uso médico, odontológicos, entre outros. "A Visa também atua no setor de prestação de serviços relacionados à saúde, como os oferecidos em hospitais, clínicas e consultórios médicos, odontológicos, terapêuticos, estéticos e outros. Isso inclui tanto os estabelecimentos de interesse à saúde como escolas, instituição de longa permanência para idosos, academias, funerárias e outros”.