A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou nessa quinta-feira, 10, o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2023 para os conselheiros de Saúde, na 295º Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES/TO), realizada na sede da Superintendência do Ministério da Saúde. No relatório foi apresentado pela Pasta o resultado obtido no 1º quadrimestre das 63 metas prioritárias da saúde, onde 44% das metas já estão com resultados satisfatórios. Outro destaque é a realização das cirurgias eletivas que já ultrapassou as 9 mil cirurgias até julho, ultrapassando em 110% a meta de 8,4 mil estipuladas para 2023.
"Em quatro meses, a gestão da Saúde e suas equipes apresentam índices significativos das metas estipuladas para o ano. Isso é resultado do respaldo do Governo do Tocantins e dos esforços de todos os profissionais que fazem o Sistema Único de Saúde estadual”, afirmou a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto, acrescentando que outro dado relevante apresentados no RDQA é a grande cobertura da Atenção Primária do Tocantins, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo índice é o maior da Região Norte, com 92,96% de cobertura. O Estado também alcançou a meta da cobertura da saúde bucal com 75,3%.
Obras
O RDQA traz a relação de obras em andamento, com destaque para os 60% do Hospital Geral de Araguaína (HGA) que contará com 400 leitos; Maternidade e Centro de Parto do Hospital Regional de Augustinópolis; 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Paraíso (obra pronta); cozinha e refeitório do Hospital Regional de Miracema; ampliação da cozinha do Hospital Geral de Palmas; construção da Rede de Frio em Araguaína e a reforma e ampliação da Rede de Frio em Palmas.
Outro dado significativo trata-se das 6.465 amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), após a ampliação dos serviços laboratoriais que resultou nofortalecimento do rastreamento do câncer do colo do útero no Estado.
Atenção à Pessoa com Deficiência
O relatório também destaca a retomada da entrega de cadeiras de rodas (2.535), bolsas de colostomia (3 mil), muletas, andadores, cintas para transferência, tábua para transferência e a criação da Carteira do Autista (CIPTEA Digital).
O documento completo está disponível no site oficial da Pasta, nowww.to.gov.br/saude.