Saúde Tocantins
Governo do Tocantins ultrapassa 10 mil cirurgias eletivas em 2023
Somente na última semana, 267 pacientes foram atendidos nas unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO)
15/08/2023 17h55
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins
Procedimentos cirúrgicos têm mudado a vida de pacientes atendidos pelo SUS no Tocantins - Foto: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

“É muito gratificante ser beneficiada com uma cirurgia eletiva, eu estou muito feliz e sem dores. Fui muito bem tratada e isso tudo me emociona demais, porque aqui o SUS funciona e isso é muito bom. Ainda saí de lá com um brinde lindo”. A fala é da moradora de Goianorte Antônia Cavalcante de Souza, de 68 anos, uma das 10.008 pessoas atendidas com cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das ações do Governo do Tocantins.

O número realizado este ano já corresponde a 93,49% das cirurgias realizadas em 2022 (10.704). Somente na semana de 7 a 13 de agosto, 267 pessoas foram beneficiadas nas unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Em 21 meses de trabalho, a atual gestão já atendeu 21.888 pessoas que aguardavam por uma cirurgia.

Os procedimentos atendem pacientes cadastrados na Central Estadual de Regulação (CER),por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), oOpera Tocantins,na rotina hospitalar dos hospitais estaduais, por meio de convênio com municípios e nos hospitais privados, credenciados.

Continua após a publicidade

O secretário interino da Saúde, Paulo César Benfica Filho, destaca que depoimentos como esses refletem a importância do trabalho realizado pelas equipes da Secretaria. “Dar prosseguimento a esse trabalho, solicitado pelo governador Wanderlei Barbosa, reflete a importância que a gestão dá para a transformação da vida dos tocantinenses. Essas pessoas recebem, com o procedimento cirúrgico, a qualidade de vida necessária para voltar à sua vida produtiva e, mais do que isso, poder desfrutar do convívio familiar sem os problemas que a doença causa. Agradeço a todos os profissionais que não medem esforços para o crescimento da produção desses atendimentos”, pontuou.

A moradora de Cachoeirinha, Daiane da Mota Rigo, foi outra paciente que teve sua história transformada após o procedimento. “Só tenho a agradecer pelo trabalho realizado nessa cirurgia feita por excelentes profissionais. Há anos, sonho com essa cirurgia. Gostaria de agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa, à Secretaria da Saúde e a toda equipe do Hospital Geral de Augustinópolis, que realizaram meu sonho”, ressaltou.

Continua após a publicidade

“A gente fica feliz por, cada vez mais, estar ajudando a população, ajudando aqueles que precisam e que, há alguns anos, vinham sofrendo com dores e incômodos. E, agora graças ao empenho de toda a equipe da SES, estamos conseguindo ajudar essas pessoas a terem uma qualidade de vida. Isso nos deixa muito felizes como equipe do governador Wanderlei Barbosa e do nosso secretário Paulo César Benfica Filho”, destacou o diretor-geral do Hospital Regional de Guaraí, Cláudio Reis.