Saúde INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Em Araguaína, agendamento de consultas gerais nas UBS será feito exclusivamente pelo aplicativo Mais Saúde a partir de setembro
App permite o acesso 24 horas por dia e notifica o usuário sobre a consulta via SMS e Whatsapp. O serviço do 0800 da Saúde será desativado para as marcações
21/08/2023 09h17
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação / Agência Tocantins
O app Mais Saúde Araguaína é gratuito é está disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android. O serviço ainda traz o histórico de vacinas do cidadão e localização de outras unidades de saúde – Foto: Divulgação

A partir do dia 1º de setembro, para realizar o agendamento de consultas médicas gerais nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, o cidadão deverá usar exclusivamente o aplicativo Mais Saúde Araguaína. O serviço do 0800 641 2200 será inativado para o serviço de marcações.

A vantagem do aplicativo é que ele oferece acesso 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo serviços de saúde, histórico de vacinas, dados cadastrais e localização de serviços no Google Maps. Além disso, o app garante transparência nos agendamentos, notificações por SMS e WhatsApp e interação via e-mail. A mudança visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos de saúde, proporcionando mais eficiência e comodidade.

"Com a nova atualização, lançada na última semana, uma nova funcionalidade enviará mensagens de WhatsApp na noite anterior à consulta agendada. Por exemplo, se você tem uma consulta marcada para amanhã, hoje à noite você receberá uma mensagem informando sobre a consulta”, esclarece Jales da Silva Dias, diretor de Informação da SUPAB (Superintendência da Atenção Básica).

Continua após a publicidade

O diretor explica como é o processo após solicitar o agendamento pelo aplicativo. “Desde o início, após agendar, você também receberá uma mensagem SMS confirmando o agendamento. A primeira confirmação via SMS ocorre logo após o agendamento e a mensagem pelo WhatsApp é enviada na véspera da consulta."

O diretor ressalta, ainda, que os agendamentos de consultas médicas em programas específicos continuarão sendo feitos nas recepções das unidades básicas de saúde, enquanto as consultas gerais serão agendadas exclusivamente pelo aplicativo.

Continua após a publicidade

Como agendar

Para garantir o primeiro acesso, o cidadão precisa baixar o aplicativo, disponível em lojas de aplicativo IOS e Android, ter o Cartão SUS atualizado e dirigir-se a UBS de referência. É necessário atender a critérios relacionados aos dados cadastrais no PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), incluindo possuir uma UBS associada e fazer parte de uma equipe da ESF (Equipe de Saúde da Família) vinculada a essa unidade. O primeiro acesso é feito por meio do CPF e da data de nascimento.

Eficiência e comodidade

Continua após a publicidade

O aplicativo Mais Saúde Araguaína também fornecerá informações sobre os serviços de saúde pública oferecidos à população, incluindo localizações e endereços das UBS, CEO (Centro Especializado em Odontologia), CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), Regulação Municipal, Ouvidoria do SUS, CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Vigilância Sanitária, entre outros. Cada órgão terá uma descrição do serviço prestado, juntamente a um botão de GPS que permitirá traçar a rota até o destino desejado.

A Ouvidoria do SUS continua disponível para os usuários da rede básica de saúde no telefone 156 para registrar sugestões, elogios, reclamações e denúncias – Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

 

Ouvidoria ativa

Jales reforça que os cidadãos podem continuar avaliando os serviços da saúde de Araguaína por meio da Ouvidoria do SUS, pelo telefone 156. O atendimento funciona há 12 anos na cidade e permite aos usuários da rede básica de saúde do município esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do SUS e da rede de atendimento local, além de registrar sugestões, elogios, reclamações e denúncias, sem custos de ligação.

O app Mais Saúde Araguaína é gratuito é está disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android. O serviço ainda traz o histórico de vacinas do cidadão e localização de outras unidades de saúde – Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína