Os atendimentos da Carreta Roda Hans continuam na região Macro Norte. O serviço oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde (MS), rede de laboratórios Novartis e secretarias municipais de saúde, está em Colinas do Tocantins e permanece até o dia 2 de setembro.
O objetivo é conscientizar, combater e levar mais informações acerca da hanseníase, doença milenar que ataca pele, nervos e mucosas e que tem cura. O serviço está disponível das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Rua Ruidelmar L Borges Q, 89, Unidade de Saúde Jarmilão Sampaio. Os atendimentos são agendados pela atenção básica dos municípios da região, e o público-alvo são pessoas que têm alguma mancha suspeita, estiveram em contato com quem teve a doença ou têm sintomas de hanseníase.
“As pessoas com febre alta, dor no trajeto dos nervos, lesões da pele como placas ou nódulos e dormência devem procurar agendar o atendimento e comparecer ao local onde está a carreta do Roda-Hans para realizar o exame”, ressaltou a técnica da Coordenação Estadual de Hanseníase do Tocantins, Dany Carvalho Monteiro Costa Lustosa.
Cronograma
A partir da próxima semana, a carreta estará na região Macro Centro Sul do Tocantins nos municípios de Paraíso do Tocantins (4 a 9 de setembro); Palmas (12 a 16 de setembro); Gurupi (18 a 23 de setembro) e Dianópolis (25 a 29 de setembro).