O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) encerrou nesta quinta-feira, 31, aCampanha Agosto Dourado, ação que ocorre anualmente com o objetivo de conscientizar gestantes, puérperas e profissionais da saúde sobre a importância da amamentação. A campanha deste ano foi marcada por palestras, rodas de conversas e painéis decorativos e, apesar da finalização da campanha, o hospital continuará com ações que incentivam o aleitamento materno.
“Foi muito boa a palestra sobre a importância da amamentação que participei, muito gratificante. Por mais que seja minha segunda gravidez, aprendi coisas novas também. É sempre bom mudar e melhorar. Foi aprimorado ainda mais sobre o quanto a amamentação é importante para o desenvolvimento dos nossos filhos, para o seu crescimento. Em tudo, a amamentação contribui. Eu tenho dificuldade na amamentação, mas com a ajuda que recebo aqui no hospital eu consigo", afirmou a paciente Jakeliny de Souza Machado.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina, Walkiria Pinheiro, durante o mês de agosto, foram realizadas ações dentro do hospital e também nas unidades de saúde. “EsteAgosto Douradofoi bem intenso, nesses 31 dias, fizemos várias atividades, tanto dentro do hospital como fora. Então realizamos muitas palestras nas unidades de saúde, em outros municípios, aqui dentro do hospital todos os setores se envolveram com a causa. Decoramos todo o hospital, fizemos muitas rodas de conversa com gestantes, mães e profissionais. Foi um mês bastante intenso, mas muito proveitoso. Promovemos tudo isso para que a gente realmente possa impactar a sociedade com essa ação que é tão poderosa para a saúde do bebê e para o futuro da sociedade”, destacou a coordenadora.
A enfermeira coordenadora da Ginecologia e Alto Risco do HMDR, Alane Almeida Quirino, ressalta que agosto é o mês dedicado completamente ao incentivo do aleitamento materno. “Mas o incentivo precisa ser constante, então fazemos todas as orientações. O dourado é por causa da importância do padrão ouro da amamentação, da qualidade do leite materno e nós, que somos profissionais de enfermagem, psicologia, odontologia, nutrição, somos uma equipe multimédica, por isso é importante ficar todos juntos nessa ação. Acreditar, conhecer e apoiar. Todas as pacientes do hospital participaram, as que estão na recepção, nas internações e outros setores, todas nós orientamos. Temos também um banco de leite que apoia essa mobilização, incentiva a doação do leite que sobra para os bebês que estão precisando na Unidade Intensiva de Tratamento e na Unidade de Cuidados Intermediários”, explicou.
A assistente social da Humanização do HMDR, Regiane Costa Pontes Jacob, falou sobre como foi a administração da campanha este ano. “Sou da humanização, apoiadora de todas as ações que ocorrem no hospital. Neste ano, naCampanha do Agosto Dourado, além das ações de costume, como rodas de conversa e palestras, nós colocamos um mural decorado com fotos das nossas servidoras amamentando nas salas do hospital para apoiar e entusiasmar as mães a amamentarem, para dizer que não estão sozinhas”, relatou.
“A palestra que eu participei sobre amamentação foi muito boa, eu sou mãe de primeira viagem, então tenho zero conhecimento sobre amamentação. E foram faladas muitas coisas que serviram de conhecimento e melhorias para nós, para podermos ter mais ciência e querer mesmo amamentar, foi muito bom”, agradeceu a paciente do HMDR, Thais Gomes Rodrigues.
Mín. 21° Máx. 27°