O Grupo Condutor Estadual das Redes de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aprovou nessa quarta-feira, 30, a atualização do Plano de Ação da Regional (PAR) da Rede de Urgência e Emergência do Tocantins (2024-2027). O objetivo da revisão do plano é a ampliação do acesso da população à Rede de Urgência e Emergência nas Macrorregiões Norte e Centro Sul do Tocantins.
Com a atualização, será ampliada a oferta de alguns serviços, entre eles, uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na região de Saúde Amor-Perfeito; e a ampliação de 16 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (USB), que irão contemplar os municípios de Tocantinópolis, Araguatins, Araguaína, Aragominas, Muricilândia, Filadélfia, Goiatins, Pau D’Arco, Arapoema, Santa Fé do Araguaia, Xambioá, Bandeirantes do Tocantins, Nova Olinda, Colinas do Tocantins, Guaraí, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Formoso do Araguaia e Dianópolis.
Além da ampliação desses serviços, também constam a ampliação de três Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMA) e três equipes Multiprofissionais de Apoio, assim como a proposta de habilitação da porta de entrada de urgência e emergência do Hospital Regional de Augustinópolis e o Hospital Municipal de Araguaína.
“Com essa atualização, iremos ampliar serviços nos vazios assistenciais, promovendo sobretudo menor tempo resposta acerca do atendimento do paciente na urgência e emergência, evitando sequelas, agravamentos e até mesmo mortes evitáveis. Esse plano é um esforço conjunto de toda equipe técnica da SES-TO, pois há 11 anos não tínhamos essa atualização”, explicou a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), Juliana Veloso.
O secretário municipal da Saúde de Guaraí, Wellington Sousa, destacou que a população da cidade aguarda ansiosamente pela chegada do Samu. “Com muita dedicação e empenho, conseguimos a aprovação e, juntamente com a área técnica de urgência e emergência da SES-TO, e os demais parceiros, Guaraí está próximo de ter esse serviço e a população só tem a ganhar", concluiu.