Para captar novos doadores e incentivar a população a contribuir com os estoques de sangue da saúde tocantinense, a Hemorrede Tocantins divulgou nesta sexta-feira, 1º, o calendário de coleta de sangue das ações que serão realizadas na unidade móvel, durante o mês de setembro. A demanda por sangue no Tocantins é alta e a coleta de bolsas de sangue precisa atender 68 unidades hospitalares públicas e privadas.
“O envolvimento da população na captação de doação de sangue é de suma importância, não só no mês de setembro, mas durante todo ano, para que a gente tenha um estoque satisfatório e possa atender todas as demandas dos hospitais públicos e privados, cirurgias eletivas e que em nenhum momento venha a faltar”, destacou a responsável técnica pela captação de doadores, do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes.
Para participar da ação, é preciso ter entre 16 e 69 anos ou, caso seja menor de idade, apresentar a autorização dos pais. Todos os doadores devem estar alimentados, pesar mais de 50 quilos, apresentar bom estado de saúde, não ter apresentado sintomas de gripe/resfriado por 10 dias e ter, em mãos, documento de identificação original com foto. “Aquelas pessoas que porventura, marcaram para ir até a unidade móvel e não conseguiram ir, ela também pode ir posteriormente em uma das nossas unidades fixas, para estar realizando a sua doação de sangue, mas não deixe de passar em uma das nossas unidades. Toda doação é muito importante!”, acrescentou Robéria.
E quem já contribuiu com essa ação do bem, reconhece a importância do trabalho para os serviços de saúde no Tocantins. “Doei pela primeira vez em 2015 para ajudar o meu pai e sempre senti vontade de doar de novo, mas só agora deu certo. E confesso que a agulha me assustava um pouco, mas foi a parte menos assustadora do processo. Fiquei muito emocionada quando a moça disse que a minha bolsa poderia salvar até quatro vidas. E fiquei menos de 10 minutos com uma agulha no braço fazendo um gesto tão simples e tão generoso. Vou poder doar novamente em novembro e já marquei na agenda. Quero virar doadora de carteirinha”, disse a jornalista, Luma Nunes.
Coletas externas
Para programar uma coleta externa, os interessados devem entrar em contato com a equipe de captação, pelo número (63) 3218-3232. A coleta externa pode ser realizada na unidade móvel, que é um ônibus totalmente equipado para captação de sangue, em locais que disponham de estrutura adequada.
A programação das coletas está disponível no site daSES-TO.